O Sindicato Médico do Rio grande do Sul (SIMERS) doou nesta terça-feira (3) 12.000
folders e 500 cartazes da campanha RS contra Aedes, na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Durante a palestra sobre a prevenção do mosquito, realizada aos colaboradores dos setores de segurança, representantes da entidade médica aproveitaram para reforçar a ação e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Estavam presentes no evento representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto de Perícia e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).
Diante do alerta contra o Aedes aegypti, funcionários dos setores da segurança pública tiveram uma palestra sobre as doenças transmitidas através da picada do mosquito – dengue, a febre chikungunya e microcefalia- e de como fazer corretamente a prevenção. “É muito importante a conscientização. Todos precisam fazer a sua parte para não ficar dependendo apenas de ações do governo”, salientou o diretor do SIMERS , Jorge Eltz.
O Ten Cel. André Cordóva destacou a importância da campanha promovida pelo SIMERS, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, na conscientização a sociedade. “É fundamental que cada um seja o fiscal do seu lar, porém essas ações são de extrema importância para esclarecimento dúvidas à sociedade. A iniciativa pode ajudar bastante a minimizar o efeito da epidemia”, afirma Córdova.
Campanha contra Aedes se espalha pelo Estado
Desde o início do ano, o SIMER reforça à sociedade os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, esclarecendo os sintomas de cada doença transmitida pelo mosquito e as sequelas que podem deixar.Representantes da entidade médica estão distribuindo folders da campanha RS contra aedes baseado no registro de Aedes conforme o relatório epidemiológico disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde semanalmente .Os municípios de Santa Rosa, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Lajeado já receberam o material.