Recomeçam as tratativas para novo acordo coletivo com o IMESF
Pela tentativa de firmar novo acordo coletivo entre o Instituto Municipal de Estratégia e Saúde da Família (IMESF) e servidores, ocorreu audiência de mediação, na última quinta-feira (08/02), no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre. O último...
Compartilhe
09/02/2018 16:31
Pela tentativa de firmar novo acordo coletivo entre o Instituto Municipal de Estratégia e Saúde da Família (IMESF) e servidores, ocorreu audiência de mediação, na última quinta-feira (08/02), no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre. O último reajuste concedido aos médicos ocorreu de forma parcelada entre de maio de 2016 e janeiro de 2017. O IMESF emprega atualmente 1.720 trabalhadores da área da saúde que integram as equipe multiprofissionais. Além do Simers, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS), Sindisaúde e do IMESF compuseram a mesa. A mediação foi conduzida pelo desembargador Ricardo Carvalho Fraga.
Em 2017, ocorreu uma mesa de negociação entre sindicatos e IMESF, porém as tratativas pararam em cláusulas de reajustes do vale-alimentação. Naquela ocasião, o IMESF afirmou que levaria essas questões do acordo para serem avaliados por um Comitê da Prefeitura, mas não houve resposta dessa análise.
O reajuste salarial buscado é de no mínimo 5,6%, percentual previsto no Contrato de Gestão firmado entre IMESF e prefeitura de Porto Alegre. O IMESF, por sua vez, alega ausência de repasse do município, o que estaria impossibilitando o avanço do acordo. Afirma que não tem verba para o repasse de 2017.
Ao final da mediação, ficou determinado que o IMESF fará um cálculo de estimativa do valor da repercussão do reajuste de 5,6% relativamente a diferentes categorias, pois existe distinção em relação ao percentual de 2016, bem como repercussões no vale-alimentação. Tudo será apresentado no dia 23/02.
Também ficou decidida nova audiência para o dia 1º de março, às 16h. Foi determinado ainda que o presidente do IMESF e atual Secretário Municipal da Saúde, Erno Harzeheim, e que o Secretario Municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, sejam notificados para que se façam presentes nessa audiência.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.