Audiência pública aborda os problemas no Postão da Cruzeiro
Debater os graves problemas que vêm sendo registrados no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – este foi o objetivo de uma audiência pública realizada na noite da última quarta-feira (29/maio). A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão Estadual...
Compartilhe
04/06/2018 16:16
Debater os graves problemas que vêm sendo registrados no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – este foi o objetivo de uma audiência pública realizada na noite da última quarta-feira (29/maio). A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão Estadual de Saúde e Meio Ambiente, deputado estadual Altamir Tortelli. O diretor do Simers Jorge Eltz fez parte da mesa junto com representantes dos conselhos distrital e municipal de Saúde, além de líderes comunitários e a coordenação do PACS.
Durante o evento, Eltz criticou a atuação da prefeitura de Porto Alegre e destacou que o PACS vem sofrendo há anos com problemas que ferem diretamente os direitos humanos. “Há pacientes atirados no chão por falta de leitos. Não é possível que a prefeitura veja tudo isso há anos e não tome alguma medida”, afirma. Eltz salienta, ainda, que o PACS funciona atualmente como um “hospital clandestino”, pois muitos pacientes ficam internados por dias devido à falta de leitos na capital.
O problema mais recente foi a superlotação do Plantão de Emergência em Saúde Mental, registrada na noite de 11 de maio, quando 33 pacientes estavam internados em um espaço com 14 leitos. Menores de idade estavam na área de adultos, o que é proibido por lei.
Ao final da audiência, o deputado Tortelli se comprometeu em convidar representantes da Procuradoria do Ministério Público Estadual e do PACS para estabelecer um plano de contingência para transferência dos pacientes psiquiátricos quando houver risco de superlotação. Também ficou decidido a organização de um grupo de trabalho envolvendo a Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa, entidades sindicais, comunidade e servidores do PACS para a realização de um estudo sobre oportunidades de melhorias no posto. O documento será entregue ao prefeito Nelson Marchezan Jr. nos próximos dias.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.