Acadêmicos de Medicina participam do 10º Curso de Eletrocardiograma promovido pelo NAS/SIMERS
Nas noites de terça-feira (04) e quinta- feira (05), acadêmicos de Medicina lotaram o auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) para prestigiar a 10ª edição do Curso de Eletrocardiografia – Interpretação e Casos Clínicos, promovido pelo...
Compartilhe
06/04/2017 17:03
Nas noites de terça-feira (04) e quinta- feira (05), acadêmicos de Medicina lotaram o auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) para prestigiar a 10ª edição do Curso de Eletrocardiografia – Interpretação e Casos Clínicos, promovido pelo Sindicato, em parceria com o Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS). Neste ano, as palestras ficaram por conta de cardiologistas reconhecidos na área.
Os acadêmicos que estiveram presentes no curso tiveram a oportunidade de reforçar o conhecimento sobre análise de eletrocardiogramas, assistindo apresentações de médicos renomados. A vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil, abriu o evento e salientou a importância das atividades na busca da formação de profissionais cada vez mais capacitados. “Além dos acadêmicos fazerem um curso que tem quase dez mil horas, ainda dedicam um tempo para vir aqui no Sindicato aprenderem eletrocardiograma, um assunto emblemático na Medicina, que a leitura correta de seus traçados pode salvar muitas vidas. A dedicação desses jovens é fundamental para que a sociedade gaúcha e brasileira continue tendo bons médicos atuando”, afirma Maria Rita.
Durante o curso, as palestras se transformaram em pequenas aulas de como analisar eletrocardiogramas, envolvendo tipos de arritmias e alterações isquêmicas. Os especialistas lançaram algumas questões e os estudantes puderam participar respondendo e tirando dúvidas. O primeiro palestrante foi o diretor de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia e médico cardiologista, Leandro Zimerman, que destacou a importância do evento em relação a convivência entre os alunos e o SIMERS. “Para ampliar o aprendizado, é essencial que os estudantes tenham contato com acadêmicos de outras universidades, com o Sindicato, que será representativo para eles pelo resto da vida, e também com outros professores ”, diz o Zimerman.
O médico internista, cardiologista e diretor Científico do Departamento de Ecocardiografia da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Guilherme Teló, enfatizou a importância do conteúdo ministrado no curso. “O eletro é uma das principais limitações dos estudantes de Medicina, justamente porque relembra alguns conceitos físicos. Portanto, a relevância do evento também está no assunto analisado”, salientou Teló.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.