Ações jurídicas do Simers e Ato de Mobilização do NAS contra a abertura de novos Cursos de Medicina marcam dia de protestos
Medicina

Ações jurídicas do Simers e Ato de Mobilização do NAS contra a abertura de novos Cursos de Medicina marcam dia de protestos

Compartilhe

05/05/2023 15:34

Com a recente divulgação do início das operações de seis novas faculdades de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) reforçou a preocupação com a autorização judicial acerca da abertura de novas faculdades de Medicina. Na manhã desta sexta-feira,05, em Canoas, cerca de 150 estudantes lotaram o saguão da Faculdade de Medicina da Ulbra, com o intuito de criar um debate sobre a importância da revogação e a restrição de novos cursos em todo o Brasil, previstos no Edital nº 1/2018 do MEC, antes suspenso.

“Sabemos que novos cursos têm apenas o interesse econômico envolvido, longe de promover melhor qualificação ou a interiorização de mão de obra médica para o País. O Brasil já possui uma das maiores médias per capita na relação médico por mil habitantes. Hoje somos 3 médicos para cada mil. Índice maior que muitos países de primeiro mundo”, afirma Julia Adames, presidente do NAS.

De acordo com dados do Ministério da Educação, constam mais de 230 pedidos em fila de habilitação de novas graduações, deste total, 12 são do Rio Grande do Sul. Com o ingresso da nova faculdade da Ulbra, a Capital contará com quatro locais (PUCRS; Ufrgs; Ufcspa e Ulbra). No interior, a oferta subirá para 18 opções de cursos.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul repudia qualquer movimento de abertura ou majoração de vagas. Conforme o diretor-geral Fernando Uberti “os acadêmicos não possuem campo de prática suficientes no atual cenário, quiçá com o ingresso destas quase 500 vagas e, talvez, com a autorização de 12 novos cursos aqui no Estado. O que está envolvido nessas criações é tudo, menos responsabilidade social e educacional. Ritos legais precisam ser cumpridos, tal como a prerrogativa de disponibilização de 5 leitos por aluno matriculado, o que sabemos e até confirmado pelo Ulbra, que não será possível cumprir”, analisa.

O Simers, em conjunto com outras Entidades médicas, ingressarão judicialmente contra esse retrocesso na formação médica, a fim de preservar a qualidade do ensino da Medicina no Brasil e no Rio Grande do Sul, e seguir vigilante ao processo acadêmico em atividade e desempenhado pelas atuais instituições. 

Raio-X dos Cursos de Medicina no RS e BR

Instituições no RS:

FEEVALE;FURG;IMED;PUCRS;UCPEL;UCS;UFCSPA;UFFS;UFN;

UFPEL;UFRGS;UFSM;ULBRA;UNIJUÍ;UNIPAMPA;UNISC;UNISINOS;UNIVATES;

UPF e URI

Total: 20 Faculdades

Alunos matriculados em Medicina no RS: 10.685 (3.901 - federal / 6.784 - privado): dados de 2021

Vagas anuais: 1863 (entrantes/ano)

Quantidade de leitos hospitalares no RS: 29.730

Total de faculdades de Medicina no BR: 388

Vagas anuais BR: 36.097 (entrantes/ano)

Quantidade de leitos BR: 447.899

Por Região: Sudeste (181.021); Nordeste (122.626); Sul (71.321); Centro-Oeste (39.808) e Norte (33.123)

 

FONTES:

Dados Educacionais: e-MEC

Dados de Saúde: DataSUS

Pesquisa: 03/2023

Tags: Ulbra Novos cursos de medicina; Cursos de medicina; Ministério da Educação (MEC)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política