Alvorada: Simers alerta que parto realizado em estacionamento do hospital reforça necessidade de manutenção dos Centros Obstétricos no RS
Defesa

Alvorada: Simers alerta que parto realizado em estacionamento do hospital reforça necessidade de manutenção dos Centros Obstétricos no RS

Compartilhe

28/07/2023 11:54

A atuação de um grupo de obstetras e funcionários do Hospital de Alvorada, na tarde desta quinta-feira, 27, que realizaram um parto pélvico no estacionamento da instituição, chamou a atenção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Na ocasião, uma mulher se deslocou até o local por meio de transporte por aplicativo, sendo atendida rapidamente antes de ingressar na casa de saúde.

“Nós ficamos orgulhosos pelo trabalho realizado pela equipe médica e demais profissionais que atuaram na ocasião. Contudo, recebemos informações de que a paciente reside em Viamão, cuja maternidade do hospital foi fechada há mais dois anos, e isso só reforça o risco que o fechamento dos Centros Obstétricos pelo Rio Grande do Sul pode trazer a população”, destacou o vice-presidente do Sindicato Médico, Marcelo Matias.

De acordo com Marcelo, o tema faz parte da campanha 'Salve os COs' do Simers e ressaltou: “Se esta paciente tivesse à disposição no Hospital de Viamão uma maternidade com equipe completa, contendo profissionais treinados e capacitados, ela poderia ter chegado em condições de fazer parto em sua própria cidade".

Matias relembrou, ainda, uma outra situação, relacionada a médicos obstetras terceirizados que atuam no Hospital de Alvorada. Estes profissionais estão com atrasos nos vencimentos e tem a perspectiva de sair da escala de trabalho. Caso isto seja confirmado, as pacientes poderão correr risco de desassistência no que diz respeito ao atendimento obstétrico. "É uma situação que além de afetar o atendimento na própria cidade, vai impactar diretamente em municípios do entorno, que carecem de maternidades", pontuou.

 

Tags: Hospital Alvorada Núcleo de Obstetrícia Simers Salve os Centros Obstétricos Maternidade

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política