Alvorada: Simers reforça que o fechamento da maternidade é reflexo da crise do IC-FUC
Defesa

Alvorada: Simers reforça que o fechamento da maternidade é reflexo da crise do IC-FUC

Compartilhe

17/10/2023 10:48

Desde a última sexta-feira, 13, o Centro Obstétrico (CO) do Hospital de Alvorada está com as portas fechadas da maternidade para a realização de partos. O problema já havia sido alertado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), devido à falta de pagamentos para os médicos contratados via pessoa jurídica e que realizam os plantões obstétricos na instituição, que já somam três meses de atraso.

Nesta segunda-feira, 16, o diretor do Simers, Jeferson Oliveira, conversou com a direção do Hospital e também com o único médico clínico, responsável tanto pelo atendimento na emergência, quanto aos 19 pacientes internados. “Fomos informados de que as pacientes graves que chegam no hospital são encaminhadas para Cachoerinha. Entretanto, o Hospital Padre Jeremias sofre com a superlotação e as parturientes estão sendo acolhidas em Sapucaia do Sul e Esteio. Uma realidade que precisa ser revertida com a gestão na Saúde”, afirma o diretor.

Além disso, o Simers também buscou informações junto ao governo do Estado que, assim como o município, está com os repasses em dia para o Instituto de Cardiologia - Fundação Universidade de Cardiologia (IC-FUC), responsável pela gestão do Hospital de Alvorada, bem como os de Cachoeirinha, Viamão e o próprio Cardiologia, em Porto Alegre.

“O Simers tem acompanhado de perto o colapso nos hospitais geridos pelos Instituto de Cardiologia e estamos preocupados com esta falta de assistência e que vai além dos honorários, pois pode colocar em risco a vida das gestantes e seus bebês”, reforça a diretora do Metropolitano do Simers, Daniela Alba.

Mediar

Para buscar soluções à crise na assistência nos hospitais administrados pelo IC-FUC, o Simers buscou a mediação junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Em audiência realizada no início de outubro, foi proposto pela Justiça do Trabalho que a pauta fará parte do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público Estadual (Mediar-MP). Com isso, a demanda entra para o rol de temas conduzidos visando a conciliação, negociação, mediação e justiça restaurativa do projeto Mediar.

Tags: Centro obstétrico Maternidade Hospital de Alvorada Região Metropolitana Instituto de Cardiologia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política