Aplicativo de saúde fornece dados imprecisos e coloca usuário em risco
A Medicina

Aplicativo de saúde fornece dados imprecisos e coloca usuário em risco

Um artigo publicado em março no portal Jama Network mostrou a imprecisão de um aplicativo utilizado para medir a pressão sanguínea. Um teste constatou que a ferramenta estava desregulada, fornecendo dados inexatos ao usuário. Mais do que isso, o resultado...

Compartilhe

24/03/2016 10:35

app-saude_Shutterstock Um artigo publicado em março no portal Jama Network mostrou a imprecisão de um aplicativo utilizado para medir a pressão sanguínea. Um teste constatou que a ferramenta estava desregulada, fornecendo dados inexatos ao usuário. Mais do que isso, o resultado da pesquisa indica a importância de as pessoas não confiarem sua saúde a aplicativos e sempre buscar no médico, profissional habilitado a diagnosticar e tratar, a informação correta sobre a sua condição. O aplicativo chamado Instant Blood Pressure utiliza a seguinte técnica para medir a pressão arterial: a borda superior do smartphone é colocada no lado esquerdo do peito, enquanto o usuário coloca o seu dedo indicador direito sobre a câmera do aparelho. Durante os experimentos, nos quais foram comparados o método padrão de medição da pressão arterial e o do app, foi constatado que o programa pode confundir os usuários e prejudicar sua saúde. Um dos exemplos citados no artigo é de que a ferramenta subestima dados de pressão alta e superestima dados de pressão baixa. O aumento do acesso à tecnologia e a necessidade de informação pode levar a população a confiar em aplicativos como esse para tirar dúvidas sobre a saúde. O Sindicato Médico do RS (SIMERS) alerta para o cuidado de se buscar o correto diagnóstico junto a especialistas. “Da mesma forma que a Internet nos proporciona ferramentas úteis para o cotidiano, é preciso ter um olhar crítico diante daquelas que podem alterar a realidade e nos levar a erros importantes, especialmente tratando-se de saúde”, afirmou a vice-presidente do SIMERS, Maria Rita de Assis Brasil.  
Tags: Aplicativos médicos Aplicativos de saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política