Atividade física e alimentação saudável auxiliam no envelhecimento saudável
Envelhecer de maneira saudável é a preocupação da maioria das pessoas, principalmente, aquelas que chegam a fase adulta e percebem que a juventude não dura para sempre. Segundo dados da última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016, em 40 anos...
Compartilhe
20/06/2017 18:55
Envelhecer de maneira saudável é a preocupação da maioria das pessoas, principalmente, aquelas que chegam a fase adulta e percebem que a juventude não dura para sempre. Segundo dados da última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016, em 40 anos serão pelo menos 65,5 milhões de idosos. Pela lei brasileira quem completa 60 anos é considerado, sim, idoso. O mesmo estudo aponta que daqui a 14 anos os idosos já serão superiores ao número de crianças. Porém, para chegar a terceira idade de forma saudável é preciso adotar alguns hábitos que são essenciais, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, além de conviver com outras pessoas.
A presidente da Sociedade de Geriatria do Rio Grande do Sul (SBGG/RS), Berenice Werle, salienta que o principal problema para um envelhecimento menos saudável, seria a falta de exercício e a má alimentação. “O sedentarismo é um vilão do mau envelhecimento, pois exercícios físicos têm benefícios contra a depressão, além de melhorar a memória. Uma dieta desequilibrada é outro problema, por causar patologias cardiovasculares, hipertensão e diabetes”, explica. A médica ressalta a importância de determinadas atividades para estimular o cérebro e a memória e cita a leitura, como uma prática aconselhável.
Conforme a passagem do tempo, Berenice salienta que a imagem de que a terceira idade é sinônimo de sedentarismo está cada vez mais apagada pela ajuda da mídia também. “Nos últimos anos, a mídia tem ajudado a mudar essa cultura do velhinho dentro de casa. Evitar bebidas, tabagismo, de maneira geral ajudou a vender um pacote de melhor envelhecimento. Melhorou muito nos últimos dez anos. Hoje, o moderno é envelhecer bem. Está na moda”, diz Berenice.
Você já pode começar
Ter a consciência de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável para no futuro envelhecer com mais saúde. Esse é o caso do empresário Marcel Mayer, de 58 anos, que após permanecer anos sem praticar exercícios, conheceu o circo e se apaixonou o que também lhe proporcionou fazer outras amizades. “Da minha adolescência até os 25 anos, praticava atletismo, mas depois só trabalhava e parei de fazer qualquer atividade fora o lado profissional. Há cinco anos fui à academia e conheci os exercícios voltados para o circo e, simplesmente, fiquei deslumbrado. Lá, também tive contato com novas pessoas. Passei a me dedicar e não pretendo parar”, afirma.
O empresário resolveu procurar a academia e mudar a alimentação depois de parar no hospital. “Tive o problema aos 53 anos e precisei ficar dois dias no hospital. Os médicos disseram que foi ocasionado pelo sedentarismo e pela alimentação ruim. Naquela época tomava cerca de três litros de refrigerante por dia, além de comer muito pão”, conta. Atualmente, Marcel pratica exercícios voltados para o circo, de segunda até sexta- feira e mantém os cuidados com a alimentação.
Questionado de como imagina estar daqui a dez anos, Marcel diz que está se cuidando para estar bem. “Estarei da mesma forma: praticando exercícios, cuidando da alimentação e mantendo as minhas relações. E, na minha festa de oitenta anos, farei uma apresentação circense na qual farei exercícios de trapézio”, revela. Ele ainda dá uma dica para aqueles que pretendem chegar a terceira idade com saúde. “Use seus músculos e tenha uma dieta equilibrada”, diz Marcel.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.