Bagé: acordo entre Prefeitura e Santa Casa pode regularizar atendimentos obstétricos
Os atendimentos obstétricos espontâneos na Santa Casa de Caridade de Bagé podem ser retomados a partir de uma contratualização entre a Prefeitura do município e o hospital. Esta é a intenção da a secretária de Saúde de Bagé, Janise Fagundes,...
Compartilhe
12/08/2016 16:39
Os atendimentos obstétricos espontâneos na Santa Casa de Caridade de Bagé podem ser retomados a partir de uma contratualização entre a Prefeitura do município e o hospital. Esta é a intenção da a secretária de Saúde de Bagé, Janise Fagundes, que em reunião com a Assessoria Jurídica do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), manifestou o desejo de remunerar o grupo de obstetras da Santa Casa pelo serviço.
A restrição dos atendimentos obstétricos na instituição, somente a casos de urgência e emergência, gerou aumento da procura na rede básica da cidade, o que casou preocupação para a secretária. Temendo que a rede não absorvesse a demanda, Janise visualiza como saída imediata a contratualização com o hospital local para que o plantão obstétrico local volte a realizar atendimentos espontâneos.
O grupo de especialistas reivindica, junto ao hospital, melhorias na estrutura e condições de atendimento. A demanda já foi levada à administração da Santa Casa há oito meses. Os médicos denunciam a existência de lixo do bloco obstetrício e falta de condições no alojamento dos profissionais. Também reivindicam a contratação de pessoal de enfermagem, além da aquisição de carro anestésico suplementar. Alguns profissionais estão com remunerações atrasadas há mais de três meses.
Você pode ajudar a mudar essa situação
Com o objetivo de melhorar a saúde do Rio Grande do Sul, o SIMERS está mapeando as principais necessidades no Estado. Acesse www.desejosparasaude.com.br e informe o que você deseja de melhorias para a saúde na sua cidade. Os resultados dessa votação serão levados diretamente aos candidatos a prefeito, vereador e aos atuais gestores dos municípios gaúchos, cobrando um plano de ação efetivo para a solução dos problemas apontados. Contamos com você. Participe!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.