Bagé: SIMERS busca acordo com BM para garantir segurança em atendimentos do SAMU
Evitar problemas de segurança em casos de atendimento pelo SAMU de Bagé foi o motivo de uma reunião nessa quinta-feira (16) entre representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e a Brigada Militar do município. O encontro...
Compartilhe
17/03/2017 15:08
Evitar problemas de segurança em casos de atendimento pelo SAMU de Bagé foi o motivo de uma reunião nessa quinta-feira (16) entre representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e a Brigada Militar do município. O encontro teve como objetivo estabelecer uma rotina de vistoria por parte da BM, nas áreas conflagradas ou sabidamente de risco, antes da chegada da ambulância do SAMU. Em alguns casos, os veículos foram apedrejados ou impedidos de chegar em um determinado local por desavença entre moradores.
Na reunião, da qual participou o diretor do SIMERS, Rodrigo Marquetoti Esteves, ficou definido que será solicitado à Secretaria de Saúde do município a instalação de um aparelho de rádio amador no quartel do 6º RPMON, exclusivamente para compartilhar informações do SAMU. Outra sugestão é que a viatura da BM, quando tiver em deslocamento para atender a alguma ocorrência, marque um ponto de encontro para acompanhar a ambulância. Os casos mais comuns na cidade são os de remoção e transporte de pacientes e atendimento a acidentes de trânsito. “Isso vai agilizar a troca de informações e garantir mais segurança. Fico muito satisfeito que nossa reunião tenha resultado nessas iniciativas", disse Marquetoti.
Atualmente, o efetivo disponível em Bagé garante a cobertura de cerca de 30% da população da cidade. Mesmo assim, a Brigada Militar se comprometeu em auxiliar no trabalho do SAMU, mesmo reconhecendo o aumento da violência, especialmente por causa da drogadição, e as dificuldades por causa dos trotes.
O SAMU na região
Atualmente, as cidades de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito e Lavras do Sul contam com uma ambulância cada, além de mais três em Bagé (uma avançada e duas básicas). Em 11 anos de atividades, ocorreram mais de 250 mil atendimentos.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.