Pesquisa aponta que brasileiro ainda se movimenta pouco
A Luta

Pesquisa aponta que brasileiro ainda se movimenta pouco

Compartilhe

09/11/2017 10:00

Estudo realizado pela Universidade de Stanford com mais de 700 mil pessoas aponta que o brasileiro precisa se movimentar mais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um mínimo de dez mil passos por dia para uma vida ativa. Mas a pesquisa americana aponta que a população brasileira não caminha nem a metade disso (veja os detalhes no gráfico). O mapa de informações foi obtido a partir de um aplicativo de celular que conta os passos. Ele mede a distância percorrida pelo usuário a partir de sensores de movimento. Os dados reforçam o que já havia constatado um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgada neste ano. O documento mostra que apenas 37,9% da população com mais de 15 anos mantém algum hábito esportivo. “Cada vez mais, nós, cardiologistas e médicos em geral, temos a percepção de que o exercício precisa ser prescrito como qualquer remédio. Não é algo que se possa deixar solto para que o paciente faça quando puder”, explica Daniel Silveira, diretor da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs). A indicação pode variar de uma pessoa para outra. Mas a própria OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana para quem deseja ter benefícios cardiovasculares. “Isso equivale a meia hora de caminhada por dia, de segunda a sexta. Existe, além disso, o exercício de intensidade, com outros objetivos, como perder peso. O importante é não ficar parado”, destaca Silveira. Infográfico sobre sedentarismo

Antes de começar

Ainda que a prática de exercícios seja essencial, é preciso buscar avaliação médica antes de começar. A partir de recursos como exame clínico, eletrocardiograma e teste de esforço, o médico consegue quantificar e prescrever a atividade na medida certa – que deve ser realizada com a ajuda de um educador físico.
Tags: OMS Exercício físico sedentarismo número de passos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política