Cachoeirinha: Simers dá sequência a ações para mapear agressões contra médicos
Defesa

Cachoeirinha: Simers dá sequência a ações para mapear agressões contra médicos

Representantes do Sindicato visitaram unidades de saúde do município para conversar com médicos e coletar dados sobre casos de violência contra profissionais da cidade

Compartilhe

23/10/2025 09:27

Foto divulgação Ascom/Simers

Os conselheiros Vinicius Conejo e Denise Affonso, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), visitaram seis postos de saúde em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira, 22. A ação faz parte de uma série de visitas que vêm sendo realizadas pelo Sindicato com o propósito de ouvir os profissionais para mapear os casos de violência contra médicos na cidade. 

Acompanhados das assessorias jurídica e de relações governamentais da entidade médica, os conselheiros iniciaram as visitas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Vereador José Ari da Silveira, no bairro Vila Fátima. Em cada posto visitado, os médicos foram convidados a preencher um breve formulário, com nove perguntas, a respeito da sua segurança nos postos da cidade. Alguns deles compartilharam relatos de agressões sofridas no exercício da profissão.  

LEIA MAIS

Cachoeirinha: Simers inicia série de ações para mapear agressões contra médicos

Simers vai à tribuna da Câmara de Cachoeirinha pedir medidas contra agressões a médicos em unidades de saúde

NOTA DE REPÚDIO: Núcleo de Atenção Primária e Medicina de Família e Comunidade repudia agressões a médicos em Cachoeirinha

O Simers esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Odil Silva de Oliveira DILO, no bairro Anair; na UBS Décio Martins da Costa, no bairro Vila Eunice; na UBS Caic Granja, no bairro homônimo, e na ESF Vereador José Ramos, no Parque Granja Esperança. O Sindicato também esteve na UBS Cohab, que não tinha nenhum médico atendendo nesta quarta-feira.

Durante as visitas, a equipe do Simers explicou aos médicos como acessar o Observatório da Violência, um espaço de informação, debate e prevenção a agressões contra profissionais da saúde. Os conselheiros do Sindicato também entregaram mimos referentes ao Dia do Médico, que foi celebrado no último sábado, 18 de outubro. Esta é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Simers para combater o elevado número de registros de violência contra médicos, que aumentou 68% na última década.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Cachoeirinha Observatório da Violência Observatório da Violência na Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política