A sobrecarga de trabalho dos pediatras e dos médicos residentes, bem como a irregularidade no pagamento dos médicos prestadores de serviço foi pauta de reunião do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) com a direção do Hospital Universitário (HU), em Canoas, nesta terça-feira, 17. O diretor da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wolff, foi recebido pelo diretor-geral do HU, Carlos Humberto Cereser, e pelo diretor técnico, João Albino Potrich, quando buscou mais informações sobre as condições de trabalho dos profissionais.
O diretor do Simers reforçou a necessidade de manutenção da escala de pediatras para atender a demanda do plantão. Já sobre os residentes, o Simers apontou para a sobrecarga no número de pacientes que são avaliados pelos futuros especialistas, que pode comprometer a formação dos médicos.
“Conversamos com a direção para que seja estabelecido um número mais tolerável para o atendimento. Vamos oficiar a direção do hospital, a Ulbra e a Comissão de Residência Médica sobre esse pleito, para que os colegas residentes possam ter supervisão adequada e melhores condições para atendimento dos pacientes, incluindo, também, tempo para sua formação integral”, destacou Wolff.
Pagamento para os médicos
Os pagamentos dos médicos e os repasses da Prefeitura de Canoas ao HU também foram tema da reunião. Preocupação que o Simers também externou em apedido publicado em jornal da Capital, nesta quinta-feira, 19, reforçando a necessidade de medidas urgentes para evitar que a qualidade na assistência à população seja comprometida.
“Existe uma falta de regularidade nos pagamentos e também o atraso de repasse para a compra de insumos, como marcapassos, por exemplo. Vamos cobrar, formalmente, o repasse de verbas da Prefeitura de Canoas não só para o HU, mas também para o Nossa Senhora das Graças, o HPS de Canoas e as UPAs da cidade”, disse o diretor do Simers.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.