Canoas: Simers identifica atrasos e falta de insumos em clínica de hemodiálise
Defesa

Canoas: Simers identifica atrasos e falta de insumos em clínica de hemodiálise

Único serviço de diálise da cidade enfrenta atrasos crônicos nos repasses da Prefeitura, comprometendo pagamentos de médicos e profissionais de saúde.

Compartilhe

20/03/2025 13:49

Dando continuidade às vistorias iniciadas na última sexta-feira (14), o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), representado pela diretora Cristiane Ribas, esteve na Clínica Pró Renal na manhã desta quinta-feira (20). A unidade é responsável por todos os atendimentos de diálise para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Canoas e já enfrenta dificuldades no abastecimento de insumos essenciais, como dialisatos, fios de sutura e soro fisiológico.

Os atrasos nos repasses, que se tornaram recorrentes, impactam não apenas a Pró Renal, mas também diversas clínicas e laboratórios privados da cidade, conforme amplamente noticiado pela imprensa. Com 44 anos de atuação, a instituição atende cerca de 170 pacientes e conta com uma estrutura composta por três médicos, mais sobreaviso/plantão e aproximadamente 30 máquinas de hemodiálise, realizando mais de 2.200 procedimentos mensais. Além de Canoas, pacientes de Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul também dependem do serviço.

 

NÃO AO PL 6/2025
Diante dessa grave situação, o Simers manifesta-se contra o aumento de R$ 7 milhões nas verbas publicitárias da Prefeitura de Canoas, previsto no Projeto de Lei (PL) 6/2025. Um ofício formalizando a posição contrária do Sindicato foi encaminhado aos vereadores, na manhã de hoje (20), detalhando os motivos da objeção. O projeto aguarda parecer da Comissão de Orçamento e Finanças antes de seguir para votação no Plenário da Câmara Municipal.

Tags: Hemodiálise terapia renal substitutiva Canoas caos na saúde Prefeitura de Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política