Cinco dicas para diminuir as faltas no seu consultório
A Luta

Cinco dicas para diminuir as faltas no seu consultório

As práticas do relacionamento com o paciente são decisivas para evitar o absenteísmo, ou seja, as faltas nas consultas. Estima-se que, no Brasil, em média, o índice de ausência nos atendimentos médicos esteja próximo de 30%. Muitos são os motivos...

Compartilhe

09/03/2016 12:48

As práticas do relacionamento com o paciente são decisivas para evitar o absenteísmo, ou seja, as faltas nas consultas. Estima-se que, no Brasil, em média, o índice de ausência nos atendimentos médicos esteja próximo de 30%. Muitos são os motivos que fazem com que pacientes não compareçam no horário marcado e esse é um grande desafio para os médicos, que por meio de algumas medidas podem ajudar a otimizar os espaços da sua agenda.

1 – Relacionamento estreito

O vínculo com o paciente é determinante para garantir a presença na consulta. Os pacientes com menos relacionamento com seu médico são os que mais costumam faltar.

2 – Use a tecnologia a seu favor

Fazer contato prévio com o paciente por telefone já não é considerada uma ação tão efetiva, além de custar tempo e dinheiro. A dica é usar ferramentas de disparo de mensagem telefônica para avisá-los sobre a consulta e confirmar o comparecimento. As mensagens de texto – SMS – são mais baratas e menos invasivas. Pesquisas mostram que o envio de mensagens no dia anterior pode diminuir em até 40% a taxa de não comparecimento.

3 – Valorize o tempo

Seja pontual para atender os seus pacientes. Isso valoriza o tempo deles, o seu e, no futuro, ele vai lembrar de também cumprir o seu horário.

4 – Invista no atendimento

Contar com o apoio de secretária/recepcionista é uma parte importante do atendimento vivenciado pelo paciente. É essencial que o profissional dessa área esteja capacitado a oferecer a melhor experiência para o seu paciente.

5 – Esteja preparado para imprevistos

Pacientes também podem sofrer algum imprevisto que os impeçam de comparecer a uma consulta. Nesses casos, estabeleça fluxos que permitam fazer encaixes de pacientes em espera de horário.      
Tags: Relação médico-paciente Absenteísmo Consultório médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política