Como montar o seu site médico
A Luta

Como montar o seu site médico

A opção pode ajudar a atrair novos pacientes e fortalecer a sua imagem, mas é preciso estar atento às melhores práticas para não errar

Compartilhe

17/07/2018 10:27

A opção pode ajudar a atrair novos pacientes e fortalecer a sua imagem, mas é preciso estar atento às melhores práticas para não errar

  Se o objetivo é construir uma presença digital e atrair novos pacientes para o seu consultório, ter um site bem estruturado e com as informações certas pode fazer toda a diferença. É a chance de evidenciar ao público o que você oferece de melhor e construir um histórico de credibilidade. Sempre, é claro, de acordo com as regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

web-1738168_1920

Básico ou complexo?

Para o publicitário Gustavo “Mini” Bittencourt, o site de um médico ou clínica tem a peculiaridade de receber pessoas que, em geral, estão em uma situação de pressão ou forte dúvida. Por isso, é fundamental oferecer um ambiente organizado, acolhedor e confiável. Afinal, é fácil encontrar na internet informações sobre saúde, o difícil é ter a certeza de que elas são verdadeiras e orientadas por quem entende do assunto. Antes de tudo, porém, a dica do profissional é dimensionar a disposição de tempo e de recursos que podem ser empregados na construção e manutenção da página. É a melhor forma de alinhar suas expectativas com as possibilidades. “Com pouco investimento, talvez o melhor seja o site focar em informações básicas e serviços”, explica Bittencourt. Ou seja, deixar evidentes dados sobre a ou as especialidades atendidas, quem são os profissionais que atuam no local, que convênios são aceitos, a localização do consultório, meios de contato e qual é o horário de atendimento. Para aqueles que desejam ir além, é possível investir na criação de conteúdo confiável e relevante – a partir de fotos, vídeos, textos e até mesmo infográficos. Se essa for a sua opção, o publicitário ressalta que é fundamental fazer um planejamento de longo prazo. O cuidado é para evitar que você comece com uma produção rica e constante e, com o tempo, caia de qualidade e frequência. Outra opção é investir em um site que ofereça serviços automatizados de marcação e confirmação de consultas. O publicitário observa que essa é uma demanda em crescimento e, inclusive, um caminho que pode estar ligado aos dois modelos anteriores. Um recurso a mais para facilitar a comunicação e oferecer mais comodidade ao seu paciente. Já conseguiu imaginar os primeiros traços do seu site? Confira outras dicas de Bittencourt para montar a página ideal.  

O que não pode faltar 

  • Localização
  • Contato
  • Horário de atendimento
  • Convênios
  • Formação
 

Busque referências

Assim como existem inúmeros exemplos do que não deve ser feito na hora de criar um site, outros podem servir de inspiração para aquilo que você deseja construir. Por isso, separe um tempo para pesquisar não só a parte visual, mas também a estrutura - estética e funcionalidade precisam andar lado a lado. Depois de colher as melhores ideias, junte tudo e adapte ao seu projeto.  

Pense como os buscadores

Quando o paciente buscar na internet informações sobre uma doença ou mesmo procurar por um médico, é importante que o seu site apareça entre os primeiros resultados oferecidos pelos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.). Para que isso aconteça, é importante pensar em detalhes como o tempo de carregamento da página, a experiência do usuário e publicar conteúdo único (que não seja cópia de outros lugares). São essas características, entre outras tantas, que vão ajudar a aumentar o número de acessos.  

Converse com o público

Na hora de escrever sobre uma doença ou tratamento, lembre-se que o seu público é leigo no assunto e pode não entender termos técnicos. Prefira utilizar uma linguagem simples e trazer abordagens didáticas (o que não significa usar gírias características da internet ou abreviar palavras).  

Seja relevante

Como você acabou de ver, oferecer ao usuário um conteúdo único está entre os fatores que ajudam a ranquear melhor o seu site em buscadores como o Google, mas não é só isso. Produzir materiais inéditos também é uma forma de se tornar relevante para o usuário. Como médico, uma informação sua sobre determinada doença passa mais credibilidade - aproveite isso em seu favor.  

Regras do CFM

Na hora de pensar o seu site, também é fundamental avaliar os critérios estabelecidos pelo CFM para questões relacionadas à propaganda na Medicina. Por exemplo, não é permitido o uso de fotos de pacientes sem autorização ou a divulgação dos preços dos serviços. O espaço também não deve servir para fazer consultas online e os materiais de divulgação devem conter nome completo e registro do CRM.
Tags: Informação Site médico Divulgação

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política