Como se manter saudável em todas as idades e envelhecer bem - parte 2
Cultivando bons hábitos
Compartilhe
28/11/2016 15:32
Cultivando bons hábitos
Leia antes: Como se manter saudável em todas as idades e envelhecer bem - parte 1
Senger defende que o hábito fundamental para manter a saúde e envelhecer bem é fazer exercícios físicos. "Não é só para combater a obesidade. Exercício físico melhora a circulação, o funcionamento do coração, a pressão, massa muscular, a pele, o cérebro, regula os hormônios. É fundamental para o corpo humano".
Cynthia Molina, médica de família do Telessaúde do RS, explica que o ideal é fazer 30 minutos de exercício físico cinco vezes por semana. Porém, destaca que o mais importante é deixar o sedentarismo. "O principal para conseguir colocar a atividade física na rotina é gostar. As pessoas têm que encontrar algum exercício que lhe dê prazer. É muito melhor fazer uma atividade duas vezes na semana do que não fazer", explica a médica.
Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento: exercício demais também pode fazer mal. Em excesso, produz radicais livres, que danificam as células do corpo humano.
De acordo com Senger, outra fonte de envelhecimento e doenças que muitas pessoas não levam em consideração é o estresse. "O estresse produz radicais livres que o corpo não consegue eliminar, eles acumulam e começam a envelhecer as células. E qual o melhor redutor de estresse? Exercício físico".
Além do sedentarismo e do estresse, é muito importante cuidar a alimentação e o sono. Em relação a alimentação, Senger e Cynthia frisam que que não é preciso parar de comer nada, apenas deve-se cuidar para não comer demais ou comer errado. "Comer errado é comer muita gordura, muito carboidrato ou muito açúcar. É preciso ter uma alimentação equilibrada, sem excluir grupos alimentares e sem deficiência de nutrientes”, explica Senger.
Não tem problema em comer um xis ou tomar um refrigerante de vez em quando, o problema é que não pode virar hábito, fazer parte do dia a dia.
De acordo com os especialistas, o sono é fundamental para vários processos do corpo, como regeneração de células e liberação de hormônios. Eles alertam que a maioria das pessoas dorme menos que o necessário. Algumas pessoas precisam apenas de 6 horas por dia de sono, mas é exceção. Em geral, um adulto necessita de pelo menos 7 horas de sono por dia.
Com exercício físico regular, alimentação balanceada, dormir bem e não ser muito estressado, há grandes chances de se manter saudável e envelhecer bem. “É menos complicado do que a maioria das pessoas acham”, conclui Cynthia.
Continue a ler:Parte 3: Prevenindo doenças
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.