Como tornar seu consultório médico mais agradável
A Luta

Como tornar seu consultório médico mais agradável

O consultório, a sala de espera e a fachada do local de trabalho de um médico são a primeira impressão e o cartão de visitas do seu atendimento. Por isso, é importante criar um clima agradável para seus pacientes se...

Compartilhe

28/02/2016 16:00

O consultório, a sala de espera e a fachada do local de trabalho de um médico são a primeira impressão e o cartão de visitas do seu atendimento. Por isso, é importante criar um clima agradável para seus pacientes se sentirem confortáveis e seguros.

Consultório Médico - Listo Arquitetura - 2Segundo a arquiteta Erika Muller Listo, os pacientes associam o que veem no consultório à imagem do profissional. “Um ambiente agradável diminui o estresse e a ansiedade de quem aguarda atendimento”, enfatiza. As cores são o primeiro ponto que afeta as pessoas, até mesmo sem perceber, ressalta Erika. “O ideal é usar cores mais suaves, que trazem tranquilidade, nos grandes espaços, e detalhes em cores fortes, que dão ânimo e disposição às pessoas, em elementos pontuais”.

A sala de espera precisa ser confortável e os móveis, adequados para pessoas de todos os tamanhos e idades. “Os assentos devem ser ergonômicos. Na dúvida, opte por cadeiras sem braços, que acomodam pessoas de todos tamanhos e assentos planos, que facilitam o levantar para pessoas idosas ou com dificuldades físicas”, ressalta a arquiteta.

Consultório Médico - Listo Arquitetura -Outro ponto importante é trazer comodidade aos pacientes e permitir que continuem ativos nas salas de espera. “Ter rede wi-fi acessível é algo positivo. Eles podem continuar suas tarefas de trabalho com seu tablet ou celular, minimizando desconfortos até se houver algum atraso na agenda”. Livros, revistas atuais e televisão, que pode estar transmitindo programação sobre vida saudável, tornam o ambiente mais agradável. Tenha sempre café e água disponíveis. Se for um consultório pediátrico, brinquedos variados devem estar ao alcance das crianças.

A acessibilidade deve ser considerada em toda a estrutura, assim como temperatura e iluminação adequadas. Erika recomenda o uso de luzes amarelas em alguns pontos. “Ela é mais acolhedora”, diz. De acordo com a profissional, o ideal é fugir do branco total, seja nas paredes ou na iluminação, porque traz frieza e para muitos remete ao ambiente hospitalar.

Consultório Médico - Listo ArquiteturaPode ser utilizado som ambiente na sala de espera e eventualmente, em salas de tratamento, como boxes de fisioterapia e acupuntura, por exemplo. Entre as salas, a profissional recomenda atenção para o isolamento acústico necessário na preservação da privacidade do paciente. Quadros e papéis de parede também podem ser utilizados para deixar o clima mais agradável. Quanto ao piso, dois tipos são mais adequados à legislação: o porcelanato e o vinílico, ambos com baixa absorção de umidade.

Cuidados com limpeza e organização são fundamentais na boa aparência do consultório. Em casos de clínicas instaladas em casas residenciais antigas, a sugestão é dar um toque de modernidade, a partir da aplicação de painéis de alumínio com logotipo na fachada, além de boa iluminação.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) possui convênio com a Listo Arquitetura, empresa com experiência em projetos na área médica, que oferece benefícios aos associados do Sindicato. Informe-se aqui.

Tags: arquitetura consultório sala de espera

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política