Condições de trabalho na pauta de nova rodada de conversa com secretária da Saúde de São Leopoldo

Condições de trabalho na pauta de nova rodada de conversa com secretária da Saúde de São Leopoldo

Simers cobra remuneração atrasada de médicos, além de acompanhar modelo de contratação e outras demandas dos profissionais no município

Compartilhe

24/10/2025 09:40

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) visitou, nesta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo. O objetivo do encontro foi a continuidade do diálogo entre a entidade e a pasta, em busca de soluções para alguns gargalos que prejudicam as condições de trabalho dos médicos.

A principal demanda, atualmente, diz respeito ao pagamento dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Scharlau. Embora a administração municipal esteja com seus compromissos em dia junto ao Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), este, por sua vez, tem um impasse com a empresa subcontratada para cuidar das escalas, a Saudex.

LEIA MAIS

Médicos que atuam nas unidades de saúde de São Leopoldo estão com pagamentos atrasados

NOTA DO SIMERS: Núcleos de Psiquiatria e de Medicina de Emergência alertam para situação da UPA Scharlau após morte de paciente

Cachoeirinha: Simers inicia série de ações para mapear agressões contra médicos

“Compreendemos que a secretaria está com os repasses em dia e cobra prestação de contas da empresa contratada por ela. No entanto, a responsabilidade pelo pleno funcionamento do serviço continua sendo da pasta. Estamos em conversa também com o Ideas, a fim de encontrar uma solução, mas não podemos simplesmente pedir que os médicos trabalhem sem receber e não tendo, sequer, uma previsão de pagamento”, frisou a conselheira do Simers Lúcia Osório, que liderou a comitiva.

No encontro, as assessorias jurídica e de relações institucionais do Simers aproveitaram para reforçar a contrariedade ao modelo de subcontratação permitido pelos editais em diversos municípios. A ideia é romper com a série de intermediários que são inseridos no processo, prejudicando o bom andamento dos serviços até mesmo quando a gestão pública cumpre com seus compromissos.

Além deste tema, as lideranças do sindicato e da secretaria aproveitaram para conversar sobre o atendimento prestado à população, de uma forma geral. Áreas como atenção básica e atendimentos de média e alta complexidade estiveram em pauta.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política