Conheça a importância da avaliação médica esportiva antes de praticar exercícios
Meio ano já se passou, daqui a pouco o verão já está de volta, junto com ele a preocupação de correr contra o tempo para estar em forma. O que poucos sabem é que a pressa na briga contra a balança e o exagero...
Compartilhe
27/01/2016 13:09
Meio ano já se passou, daqui a pouco o verão já está de volta, junto com ele a preocupação de correr contra o tempo para estar em forma. O que poucos sabem é que a pressa na briga contra a balança e o exagero em poucas semanas de atividades físicas, pode causar sérias lesões. E se você é aquele "atleta de final de semana", atenção pois também há riscos. O ideal é fazer algum esporte diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana. Mas, antes de iniciar qualquer exercício, é importante procurar um profissional de saúde habilitado para orientar e, se possível, realizar uma avaliação para a prática de exercícios físicos.
“É preciso analisar a saúde em geral independente da faixa etária do atleta. Por isso, a avaliação realizada por um médico do esporte está relacionada à saúde das pessoas, visando à prevenção de riscos no ponto de vista cardiovascular – triagem para morte súbita cardíaca – ou das lesões do aparelho locomotor”, destaca o Gestor Médico do Instituto de Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, Felix Albuquerque Drummond.
A integração entre o sistema cardiorrespiratório e muscular é muito importante para o funcionamento do organismo na prática de exercícios físicos. A orientação correta de como realizar um esporte pode prevenir lesões e até mesmo a morte súbita - mesmo que considerada rara no meio esportivo é preciso ter cuidado. O atleta que realiza atividade intensa apenas no fim de semana é o que mais corre risco de fazer uma lesão muscular ou ter evento cardíaco.
A avaliação médica pode propiciar mais qualidade na saúde do atleta e também em relação às orientações dos objetivos que essa pessoa está procurando. Seja para manter a saúde, diminuir o percentual de gordura, aumentar a massa muscular ou melhorar o desempenho. Nesse momento, são avaliados alguns aspectos da performance que são interessantes pra ajudar o educador físico a prescrever o treino de forma mais adequada ao seu aluno.
“O médico do esporte pode qualificar a avaliação prévia a prática de exercícios e esportes, auxiliando na elaboração de um programa mais adequado aos objetivos e condições para que as pessoas tenham um desempenho físico apropriado e seguro”, destaca Felix.
A atuação multiprofissional (médico, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta) qualifica a avaliação e garante uma prática saudável das atividades físicas. Drummond conclui lembrando da importância de fugir de uma rotina sedentária: “É importante ter em mente que não praticar exercícios físicos, o chamado sedentarismo, traz muito mais risco à saúde do que a prática regular”.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.