Conheça um pouco da história do Memorial Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro
A Luta

Conheça um pouco da história do Memorial Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro

O Serviço de Memória Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro tem como objetivo resgatar e preservar a memória local, além de servir de espaço para pesquisas históricas que tratem dos diversos segmentos da Instituição. Conforme o historiador Edson Medeiros Cheuiche,...

Compartilhe

26/10/2016 17:03

19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-18
Fotos de Vlademir Canella
O Serviço de Memória Cultural do Hospital Psiquiátrico São Pedro tem como objetivo resgatar e preservar a memória local, além de servir de espaço para pesquisas históricas que tratem dos diversos segmentos da Instituição. Conforme o historiador Edson Medeiros Cheuiche, na última década, cerca de 13.800 pessoas estiveram no local. Em 2016, 1.330 visitaram o Memorial, sendo que 90% do público são estudantes de universidades gaúchas e catarinenses. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-60 O trabalho de resgate da memória do São Pedro começou em 1998, através da iniciativa de um grupo de funcionários. A partir deste ano foi criada uma comissão que daria início a construção do museu. “Realizamos uma palestra para informar aos funcionários sobre o início do trabalho e a importância de resgatar e preservar a memória Institucional e criamos uma campanha para arrecadar fotos, documentos e objetos. Com isso conseguimos sensibilizá-los sobre a importância de criar o museu do São Pedro”, destaca Coordenadora do Serviço de Memória Cultural, Neuza Maria de Oliveira Barcelos. Em 2001 foi realizada a primeira exposição a convite da direção do Museu de Porto Alegre e uma exposição de fotografias sobre a arquitetura do São Pedro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Para nós foi um desafio porque os objetos tinham que ser organizados, higienizados e não tínhamos muita noção de como fazer isso por falta de profissionais habilitados para esse trabalho”, ressaltou Neuza O Memorial do Hospital Psiquiátrico São Pedro é mantido por doações e recursos do Governo do Estado. Para o local estar como se encontra hoje foram precisos 15 anos se tornando uma referência e orgulho para o corpo funcional. Inaugurado em 2001, somente em 2004 foi possível desenvolver a pesquisa histórica com a chegada do historiador Cheuiche.

Confira alguns objetos que eram utilizados no tratamento de doentes mentais

19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-43 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-44 Objetos da antiga farmácia do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), cuja a responsável a partir de 1916 foi a irmã Maria do Rosário, da ordem de São José. Os medicamentos na farmácia do hospital foram inseridos a partir de 1896. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-49 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-50 Serviços especializados que existiam no HPSP. Aqui alguns objetos das seguintes especialidades: oftalmologia, dermatologia, traumatologia, odontologia, otorrinolaringologia e proctologia. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-11 Quadro de solenidade da inauguração do São Pedro realizada em 29 de junho de 1884. Não há registro fotográfico dessa cerimônia, portanto o historiador Edson pesquisou nos jornais da época, Mercantil e A Federação, reportagens sobre a inauguração. Com base nas descrições dos jornalistas o artista plástico Marco Lucaora pintou o quadro retratando o evento. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-57 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-63 Livro de visitantes inaugurado com a assinatura da Princesa Isabel seis meses depois da inauguração do Hospital Psiquiátrico São Pedro. O local foi inaugurado em 29 de junho de 1884 e a princesa esteve na Província de São Pedro em 30 de janeiro de 1885. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-91 Um dos primeiros aparelhos de eletroconvulsoterapia utilizado para quadros de depressão grave. Ele deixou de ser usado no HPSP em 1999. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-96 A malarioterapia consistia em inocular sangue contaminado pela malária em pacientes com neurossífilis como propósito de “reorganizar o sistema nervoso central” através da convulsão proporcionada pelo estado febril desencadeado pela malária. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-103 O aparelho compressor de ovários era usado em mulheres histéricas. Quanto mais descontrolada a pessoa mais apertavam os parafusos da parte da frente do aparelho que ficava na barriga das mulheres. Hoje o tratamento é considerado desumano e ineficaz. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-107 A Máscara de Ombredanne era utilizada para anestesiar através da inalação do éter ou clorofórmio na década de cinquenta. 19.10.2016 - Memorial_Hosp.São Pedro - fotos- Vlademir Canella-111 Camisa de força considerada objeto de contenção dos pacientes nos hospitais psiquiátricos nos séculos XIX e XX.
Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Doente mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política