Nos dias 8 e 9 de março o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre, recebeu médicos, acadêmicos, investidores e startups, que participaram da segunda edição do Simers Summit. Com o tema “Inovar e empreender: os novos caminhos da prática médica”, o evento contou com palestras, mesas redondas, espaços para perguntas e o compartilhamento de ideias e informações. O encontro foi realizado pelo Núcleo Médico Empreendedor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), coordenado pela diretora Natállia Boff, que ressaltou a importância de oferecer ferramentas para que médicos possam abrir seu próprio negócio e se estabelecer ainda mais no mercado.
“O mundo tem se transformado e a Medicina tem evoluído, então temos que aprender mais sobre inovação, empreendedorismo, gestão e marketing, assuntos que muitas vezes não são abordados durante a faculdade. Assim, o objetivo do Simers Summit é justamente esse, trazer essas perspectivas, que muitas vezes não enxergamos. O mercado tem mudado e nós precisamos seguir nos atualizando”, afirmou Natállia Boff. O Summit tem por missão reunir especialistas e empreendedores, a fim de que compartilhem suas experiências e soluções sobre empreendedorismo social, marketing e gestão para uma plateia formada por médicos e estudantes que buscam abrir o próprio negócio ou já estão no mercado.
HOMENAGEM
Tradição do evento, o Simers Summit homenageou a médica nefrologista, empresária e fundadora do primeiro hub de saúde dos rins do Rio Grande do Sul, Cinthia Vieira. A homenageada da edição 2024 falou para uma plateia lotada do Tecnopuc sobre sua história de vida como empreendedora, os desafios diante do mercado saúde e o foco no cuidado com a assistência ao paciente diante do enfrentamento da doença renal.
Empreendedorismo, ética e inovação
No sábado pela manhã os participantes puderam acompanhar ao vivo o Hipocast Finanças, o podcast semanal que vai ao ar nas plataformas de áudio do Simers. Os médicos e apresentadores do podcast, Vinicius de Souza, Guilherme Cecin e Rodrigo Spohr levaram o clima descontraído do Hipocast para o evento e conversaram sobre “A Importância das Finanças para o Empreendedor”.
Em seguida Rafael Baptista, coordenador do BioHub, falou sobre "Experiência no ambiente inovador e empreendedor". O BioHub é uma iniciativa da PUCRS, por meio do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro (InsCer), do Hospital São Lucas (HSL) e das Escolas da Universidade e tem o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimento para gerar negócios inovadores em ciência da vida.
Na mesa redonda "Como iniciar no empreendedorismo", com os médicos e empreendedores Diego Di Marco, Belisa Müller e Luíze Bettanzo, foram debatidos os desafios de empreender na área médica, o que os motivou a ir em busca do próprio negócio e como lidar com a expectativa e a realidade de quem aceita investir em si mesmo.
No final da manhã, o Simers Summit promoveu a palestra "Empreendedorismo em Gestão de Saúde", com o médico Felipe Crusius, que é empreendedor, consultor em gestão estratégica de negócios e investidor. Em sua fala destacou qual deve ser o perfil do gestor médico.
Encerrando o evento, a mesa redonda "Marketing em Saúde", com o coordenador da Assessoria Jurídica do Simers, Eduardo Medeiros e Camila Surian, growth hacker com dez anos de experiência em Inovação e Marketing e CMO na Eventech, hub de inovação e tecnologia voltado ao setor de eventos, e criadora do Date de Milhões - programa de workshops, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RS, que ajuda empreendedores a criarem estratégias de comunicação, marketing e vendas para potencializar suas empresas. Durante a mesa foi debatida a nova resolução (nº 2.336/2023) do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre Publicidade e Propaganda Médica.
"Com transparência, tranquilidade e responsabilidade tudo pode. As regras do jogo mudaram, a publicidade na medicina é uma realidade e parece que o Conselho Federal de Medicina está entendendo isso. Agora o médico pode mostrar seu consultório, fazer a divulgação do seu trabalho através da publicidade e propaganda. Com base nisto, e usando as ferramentas adequadas, o dever com a transparência fica mais claro e agrega mais responsabilidade", ponderou Eduardo Medeiros.
Para o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, a importância do evento se dá devido às mudanças complexas que ocorreram no mercado de saúde. "Hoje o médico faz parte de uma engrenagem e sistema que estão mudando drasticamente. O mercado de trabalho está difícil de acessar e o médico não basta ser apenas médico, precisa reinventar a profissão, de forma que faça sentido para ele, tanto nos seus desejos profissionais e pessoais. Juntar esses dois desejos é muito complexo e nós acreditamos que dentro do mundo da inovação e do empreendedorismo o médico possa achar essa solução e ressignificar sua profissão", disse.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.