Deputado e ex-ministro Ronaldo Nogueira participa do Portas Abertas Simers

Deputado e ex-ministro Ronaldo Nogueira participa do Portas Abertas Simers

Compartilhe

08/04/2024 15:36

Precisamos refundar a República. Passados 25 anos da redemocratização o saldo é trágico. Aumentou o analfabetismo, a dívida interna e a inflação. Precisamos de uma ampla reforma administrativa com a criação de carreiras de diversas profissões como a de professores e de médicos. A afirmação é do deputado federal e ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e foi feita durante edição do Portas Abertas Simers – Compromisso Para a Saúde, nesta segunda-feira, 8, no auditório Carlos Sá, na sede da entidade, em Porto Alegre.
 
“Toda a pessoa precisará passar por um médico na vida e não é justo o que está se fazendo com esta importante categoria. Mas a carreira específica para médico em todos os níveis da Federação só será obtida se for dentro de um contexto em que se crie ou reformule outras. Portanto a união de sindicatos passa ser a melhor estratégia”, sugere o parlamentar. Ronaldo Nogueira comprometeu-se com as prioridades do Simers na Câmara do Deputados e disse que estará à disposição da entidade enquanto estiver no Congresso Nacional.

Bandeiras do Simers

O objetivo do evento é o de apresentar a entidade, ações e projetos desenvolvidos, e, sobretudo, as pautas centrais à categoria médica e ao setor de saúde, especialmente nacionais, mas com impacto no Estado. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e contou com a presença do diretor-geral e coordenador do Portas Abertas Simers, Fernando Uberti; do diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi; da diretora e coordenadora da Região Norte, Sabine Chedid, e do diretor e Tesoureiro, Guilherme Petersen, além de assessorias do deputado e do Sindicato.

“O deputado Ronaldo Nogueira tem colaborado muito com o Simers e suas orientações e sugestões serão de muita valia no nosso planejamento. Esta aproximação do Simers com parlamentares federais do RS é importante e já tem trazido resultados positivos como projetos de interesse da categoria que foram apresentados e tramitam no Congresso Nacional e de verbas federais que estão chegando às instituições hospitalares do Estado, por meio do Simers + Saúde”, destacou o presidente do Simers, Marcos Rovinski.

O diretor-geral da entidade médica, Fernando Uberti, ressalta que o projeto Portas Abertas Simers iniciou em 2022 e desde então houve a participação de deputados federais e senadores da República, além de lideranças estaduais e de diferentes Poderes. “Apresentamos a realidade da Saúde no Estado, pautas de interesse da categoria médica e encaminhamos a articulação de ações no Congresso Nacional e esfera federal como um todo. A articulação com lideranças políticas e outras instituições, para além da política tradicionalmente sindical, é imprescindível para enfrentarmos os desafios desse momento, aos médicos e à saúde”, observa Uberti. 

Quem é Ronaldo Nogueira

Ronaldo Nogueira nasceu em Chapada - RS, mas foi em Carazinho onde viveu toda a sua infância e juventude. Estudou Teologia na Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, Administração de Empresas na Ulbra-POA, com formação complementar em Gestão Pública pela UFRGS e Gestão Pública Moderna pela FDRH/RS. Desde jovem, sempre esteve envolvido com as questões da sua comunidade, dedicou-se às atividades sociais da Igreja Assembleia de Deus, na qual é pastor. Produziu os livros "Relacionamento Familiar" e "Comunicação e Métodos de Evangelização", editados pela Editora Contato.

De maio de 2016 a dezembro de 2017, Nogueira atuou como Ministro do Trabalho durante a gestão do presidente Michel Temer. Além disso, ele foi deputado federal por duas legislaturas, no período de 2011 a 2015 e de 2015 a 2019. Nas eleições de 2022, Ronaldo Nogueira conquistou a posição de primeiro suplente com um total de 37.932 votos. Hoje ocupa a vaga que era do deputado Carlos Gomes, presidente estadual do Republicanos no Rio Grande do Sul, atualmente licenciado para assumir o cargo de secretário de Habitação e Regularização Fundiária no governo estadual. Também já desempenhou a função de presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. 

Em 2018, Ronaldo Nogueira foi nomeado presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), ocupando essa posição por um ano. Ele também já exerceu a presidência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) no Rio Grande do Sul e o cargo de Secretário de Trabalho e Assistência Social no Estado.

 

Tags: Medicina Médicos Portas Abertas - Lideranças Políticas SIMERS 92 ANOS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política