Diretores do NAS têm trabalhos aprovados em conferência internacional
Defesa

Diretores do NAS têm trabalhos aprovados em conferência internacional

Dois trabalhos desenvolvidos por diretores do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) foram selecionados para apresentação de pôster na conferência internacional Yes Meeting.

Compartilhe

08/09/2020 00:00


Dois trabalhos desenvolvidos por diretores do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS) foram selecionados para apresentação de pôster na conferência internacional Yes Meeting. O evento, que ocorre anualmente desde 2006, tem cunho científico e cultural e é organizada por estudantes da Universidade de Medicina do Porto, em Portugal. A 15ª edição do evento será realizada por plataforma on-line de 17 a 20 de setembro.

Os estudos submetidos pelos representantes do NAS integram a área de Saúde Pública & Informática Médica e serão publicados no Porto Biomedical Journal. Ambos tiveram a supervisão do diretor de Projetos Especiais da entidade, Dr. Vinícius de Souza.

“O estudante de medicina segue fazendo a sua parte em meio à maior pandemia do século. Não podendo exercer a profissão por ainda não ter terminado a sua formação, os diretores do nosso Núcleo Acadêmico fazem a diferença como podem: estudando e avaliando o impacto na educação médica em pleno momento de transformação na pública saúde brasileira”, destaca Souza.

O artigo Impact of COVID19 pandemic on the routine of medical students from south of Brazil (Impacto da pandemia de COVID19 na rotina de estudantes de medicina do sul do Brasil) é uma pesquisa realizada pelos diretores Bruno Ledur, Johana Grigio, Luana Claudino e Luísa Janssen e traz uma reflexão sobre o ensino durante a pandemia, considerando as disciplinas práticas, teóricas e o período do internato. Para isso, foram coletados dados em 20 faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul durante os meses de março e abril de 2020.

De acordo com a coordenadora Científica do NAS, Luisa Janssen, os resultados desta pesquisa mostram um prejuízo na aprendizagem, principalmente pela lacuna nas disciplinas práticas.

Em Mental health of medical students from a southern Brazilian state (Saúde mental de estudantes de Medicina de um estado do sul do Brasil), os diretores do NAS Johana Grigio, Scarlet Orihuela e Gustavo Wild Pizutti realizaram enquete online, em 2019, com quatro perguntas sobre o tema.

O estudo mostra a importância dos cuidados psicológicos com estudantes e médicos, diante da importante carga emocional diária às quais são expostos em função da sua responsabilidade e rotina de trabalho/estudo diário.

“O objetivo da inserção do NAS na Conferência Internacional de estudantes de medicina de Portugal é ultrapassar a barreira de um grupo de uma organização regional para uma visibilidade internacional. Este é um reflexo do esforço do nosso grupo, estamos muito contentes”, completa Luisa.


Trabalhos selecionados em outras conferências

O Núcleo Acadêmico também já foi premiado em 2018 e 2019 no Congresso Gaúcho de Educação Médica (CEGEM) e submeteu trabalhos no Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM) e no Brazilian Education Congress of Medical Students (BRAINCOMS).

Tags: Núcleo Acadêmico Simers (NAS) artigo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política