Em audiência no MPT, Simers cobra proteção e condições adequadas para médicas gestantes
Defesa

Em audiência no MPT, Simers cobra proteção e condições adequadas para médicas gestantes

Entidade participou de audiência na Procuradoria Regional do Trabalho e defende garantias à saúde da trabalhadora gestante e insalubridade nas unidades do Grupo Hospitalar Conceição

Compartilhe

09/09/2026 17:57

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, nesta quarta-feira, 9, de audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT-PRT4), em Porto Alegre, para tratar das condições de trabalho e proteção às gestantes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). 

A diretora de Porto Alegre, Ana Lúcia Couto Coronel, e as assessorias jurídica e de relações governamentais, debateram o tema com a procuradora do Trabalho Laura Freire Fernandes, e com representantes do GHC, além de membros de outras entidades representativas. 

Na ocasião, o Simers reforçou a importância da preservação da saúde das profissionais médicas durante o período gestacional e de amamentação, garantindo a adequada adaptação de funções e a alocação em setores livres de riscos de insalubridade.

LEIA MAIS

Gestão frente às novas legislações pauta mesa setorial de negociação do GHC

Médicos do GHC aprovam ação coletiva sobre duplicidade do vale-alimentação

UPA Moacyr Scliar: Simers aciona justiça devido a irregularidades na terceirização de parte da escala

Diante de manifestações e debates, a procuradora do Trabalho concedeu ao GHC o prazo de 30 dias para apresentar um levantamento completo das gestantes ativas no grupo. O relatório deverá conter informações detalhadas como nome, função, lotação original, setor de readaptação, localização física e laudo da saúde do trabalhador atestando a salubridade dos locais de atuação.

O GHC também deverá manifestar, no mesmo prazo, interesse no encaminhamento do caso para mediação perante o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) da PRT4. O Simers seguirá acompanhando o desdobramento do procedimento e os prazos estabelecidos.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Grupo Hospitalar Conceição (GHC) GHC saúde de Porto Alegre Capital

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política