Erechim: Delegado do SIMERS repassa materiais contra o zika vírus e aedes
O delegado regional do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) de Erechim, Luiz De Luca, esteve em audiência com a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, nesta quinta-feira (11) para reforçar a campanha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor...
Compartilhe
12/02/2016 09:15
O delegado regional do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) de Erechim, Luiz De Luca, esteve em audiência com a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, nesta quinta-feira (11) para reforçar a campanha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Na oportunidade foram entregues ao município panfletos da campanha RS contra Aedes, que esclarece sobre prevenção ao mosquito e as doenças. De acordo com De Lucca, o SIMERS apoia toda iniciativa que visa a melhorar a qualidade de vida da população, a saúde e a assistência à saúde.
“São milhares de folders muito didáticos que serão distribuídos à população através de toda esta capilaridade que a secretaria municipal e estadual e saúde tem, agentes comunitários que chegam à população. É importante que cada um trate de eliminar o máximo possível os mosquitos, reduzindo as chances de transmissão das doenças”, associou o delegado.
A relação com o vírus zika é o grande potencial de contágio, pela rapidez de transmissão e as conseqüências a gestantes e ao feto, como a microcefalia. “A microcefalia afeta o tamanho do cérebro da criança, causando retardo mental e físico, cegueira e até mesmo a morte”, adverte De Lucca.
A ação de divulgação e distribuição de folders está percorrendo todo o RS, com prioridade a regiões mais infestadas. Os médicos assumiram a linha de frente do combate e prevenção ao mosquito. Mais de 300 mil panfletos estão sendo distribuídos a municípios. “A hora não é de usar meias palavras, e sim de cobrar da população, quem vai vencer esta batalha é a população”, disse o dirigente do SIMERS.
Ações em Erechim
Conforme o diretor de Vigilância Sanitária em Saúde, Theodoro Tedesco Neto, 90 agentes comunitários de saúde e 30 agentes de combate a endemias farão visitas e divulgação com entrega dos panfletos e eliminação dos focos.
O município vem fazendo ações específicas, percorrendo bairros alertando os moradores sobre a importância de não deixar água parada, principalmente nos focos, como ferro velho, floriculturas e borracharias. Só em 2015, foram eliminados 337 focos. O envolvimento de escolas da rede particular, estadual e municipal, igrejas e entidades vem ajudando a divulgar a importância da prevenção.
Ainda estiveram presentes Daniele Colla, secretária de Saúde Adjunta, Marcos Moretto, coordenador Regional de Saúde, Ivan Marcos Devensi, coordenador Regional de Saúde Adjunto e a gerente de Relacionamento Interior do SIMERS, Danielle Taques Schimidt.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.