Estudantes arrecadam donativos para famílias carentes em Lajeado
A Vida

Estudantes arrecadam donativos para famílias carentes em Lajeado

Compartilhe

25/03/2017 17:00

Ação integrou segundo dia de atividades do Trote Solidário, realizado em todo o Estado pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico de Rio Grande do Sul

Alunos se revezaram entre três supermercados para coleta. Foto: Fabrício Goulart
Alunos se revezaram entre três supermercados para coleta. Foto: Fabrício Goulart
Alunos do Centro Universitário Univates continuaram, no sábado (25), em Lajeado, as atividades do Trote Solidário, iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS-SIMERS) que começou na última sexta-feira no município. A turma de estudantes – dos primeiros semestres do curso de Medicina – arrecadou donativos que auxiliarão dezenas de famílias necessitadas. Os acadêmicos foram divididos em grupos entre grandes supermercados e, durante todo o dia, buscaram doações da comunidade. Conforme o estudante Geverton Ost (26), a oportunidade foi bastante gratificante para os envolvidos. “É uma forma de ajudar os necessitados e também de interagir com a comunidade. É importante principalmente para aqueles que são de fora, de outras cidades”, diz. Ost explica que a maioria dos estudantes de Medicina não nasceu na região, tendo, até então, pouco contato com a população. Para a colega Débora Block Sanderson (20), essa é uma forma de se “sentir em casa”. “Afinal, é provavelmente aqui na região que trabalharemos”, reflete.

Aprovação da comunidade

Leonir Silveira (51) é morador de Porto Alegre, mas esteve em Lajeado no sábado e contribuiu com doações. Para ele, a ação se distingue dos trotes universitários que normalmente se vê. “É muito válido, é por aí mesmo. Não é aquela coisa agressiva que há em algumas universidades”, diz, ao elogiar o trabalho dos estudantes. Em 2016, o Trote Solidário arrecadou 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis. O Trote Solidário realizado pelo NAS-SIMERS com os estudantes envolve um dia de doação de sangue e outro de arrecadação de alimentos não perecíveis em supermercados. Ele será realizado em oito cidades gaúchas até o dia 8 de abril, envolvendo estudantes de Medicina de 14 universidades gaúchas. Conforme a diretora do Núcleo Acadêmico, Juliana Ongaratto, as arrecadações em Lajeado contaram também com o apoio da Rotary Lajeado Engenho e do programa Mesa Brasil SESC: “Muitas pessoas serão beneficiadas com essa ação. Então, é muito importante.”

Doação de sangue

O primeiro dia de atividades contou com doações de sangue. Segundo o presidente do Núcleo Acadêmico, Gustavo Pesenatto, foram 33 pessoas que contribuíram com a renovação do estoque do Hemovale, localizado no Hospital Bruno Born (HBB). Cada bolsa de sangue auxilia, em média, quatro pessoas.
Tags: Trote Solidário Doação de sangue Doação de alimentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política