Estudantes de medicina doam sangue na abertura da segunda etapa do Trote Solidário 2017 na Capital
A Vida

Estudantes de medicina doam sangue na abertura da segunda etapa do Trote Solidário 2017 na Capital

A segunda rodada do Trote Solidário deste ano iniciou nesta sexta- feira (1º) na Capital, com a doação de sangue dos calouros de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa ocorreu no Hospital de Clínicas...

Compartilhe

01/09/2017 17:41

Trote Solidário- doação de sangue- Porto- Alegre
Foto: Divulgação/SIMERS
A segunda rodada do Trote Solidário deste ano iniciou nesta sexta- feira (1º) na Capital, com a doação de sangue dos calouros de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa ocorreu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Entre 8h e 15h, os calouros e veteranos contribuíram para a reposição do Banco de Sangue do Estado. A ação tem continuidade neste sábado, com a tradicional arrecadação de alimentos não perecíveis em supermercados da capital. O diretor do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS), Pedro Gewerhr, afirma que o maior objetivo é bater a meta de doações do ano anterior. “Nós estamos fazendo um esforço muito grande para que, a cada ano, o número de doações de sangue e alimentos seja ampliado”. Bruno Gomes, também diretor do NAS, analisa que após inúmeras edições, a sociedade abraçou a iniciativa junto com os estudantes. “Vejo que hoje o Trote Solidário é uma mobilização dos acadêmicos e também da população. Sem dúvidas trata-se de uma iniciativa que já está inserida na sociedade”, diz. Já a caloura da UFRGS Thanyse de Oliveira, de 19 anos, entende que o trote ensina desde o início da faculdade que a medicina tem o compromisso de salvar vidas. “A ação incentiva que o aluno se engaje na missão de fazer o bem ao próximo. Assim, estamos aprendendo a conviver com a essência da profissão”, afirma.

Ação de sábado

No sábado acontece a arrecadação de alimentos não perecíveis em estabelecimentos de Porto Alegre. Nesta segunda edição do Trote Solidário na Capital, os calouros estarão recebendo as doações nos seguintes supermercados: Nacional da Cidade Baixa e do Shopping Praia de Belas, Rissul da Independência e da Avenida Cristovão Colombo. Vale lembrar que todos os alimentos são distribuídos para entidades pelo Banco de Alimentos do Estado.

Próximas datas

A abertura da ação no segundo semestre começou nos dias 4 e 5/08, nas cidades de Canoas (Ulbra), Caxias do Sul (UCS) e Passa Fundo ( UPF/Imed/UFFS). Na sequência, nos dias 18 e 19/08, as cidades contempladas foram Santa Maria (UFSM/UNIFRA) e Lajeado (UNIVATES). Nos dias 22 e 23 de setembro, o Trote estará em Pelotas (UFPel).

Sobre a iniciativa

O Trote solidário é uma iniciativa do SIMERS e ocorre desde 2008, buscando a substituição do trote sujo, muitas vezes com ações violentas. Em 2013, o projeto venceu o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Em 2014, a iniciativa arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Na primeira etapa desta edição, realizada entre março e abril, o projeto contabilizou 518 doadores de sangue e arrecadou 20,6 toneladas de alimentos não perecíveis. Em 2016, o Trote Solidário totalizou 832 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 3,3 mil pessoas (cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas) e arrecadou 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram encaminhados ao Banco de Alimentos do RS.
Tags: Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política