Falta de leitos e atraso nos repasses dificulta rotina na emergência do Hospital Viamão
A Luta

Falta de leitos e atraso nos repasses dificulta rotina na emergência do Hospital Viamão

Compartilhe

22/11/2018 00:00


O corredor da emergência convive com leitos improvisados. Foto: Divulgação/Simers
O corredor da emergência convive com leitos improvisados. Foto: Divulgação/Simers

Corredor da emergência ocupada por pacientes acomodados em macas. Essa foi a realidade vista pelo Simers em visita realizada na tarde desta quarta-feira (21) ao Hospital Viamão, administrado pelo Instituto de Cardiologia (IC-FUC). Um retrato de como a falta de leitos e o atraso constante nos repasses do Estado têm afetado a saúde em todo o Rio Grande do Sul.

Como se trata do único hospital do município, os médicos se recusam a deixar de atender os pacientes - mesmo que as condições não sejam as ideais e que uma parcela importante dos profissionais esteja sem receber há três meses.

“Só não faltam medicamentos e insumos porque existe um gerenciamento quase que diário dos estoques, fazendo trocas ou empréstimos com outras unidades hospitalares administradas pelo IC-FUC. Mas essa não pode ser uma solução permanente”, pontua o diretor do Simers André Gonzales.


Ampliação da UTI

Para ele, inclusive, é importante ressaltar o papel que tem sido realizado pelos profissionais e gestores para evitar que a falta de repasses paralise as atividades. “O que vimos foi um esforço para oferecer o melhor possível à população”, completa.

Um dos exemplos é a ampliação da UTI, que vai passar de seis para 15 leitos.  Além de melhorar o atendimento, a expectativa é que o aumento tenha também reflexo econômico, por conta do valor diferenciado pago aos leitos de terapia intensiva. Isso deve ajudar o hospital a chegar mais perto do equilíbrio econômico. 

Tags: Viamão Hospital de Viamão

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política