Fique Atento Aos Sinais: Núcleo de Psiquiatria do Simers reforça a importância do combate à psicofobia no Setembro Amarelo
Vida

Fique Atento Aos Sinais: Núcleo de Psiquiatria do Simers reforça a importância do combate à psicofobia no Setembro Amarelo

Compartilhe

23/09/2024 16:24

Para promover a saúde mental e combater a psicofobia, o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers) lançou a campanha Fique Atento aos Sinais. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio e a necessidade de combater o estigma associado às doenças mentais. A ação faz parte do Setembro Amarelo, uma campanha internacional que ocorre anualmente para alertar sobre a prevenção ao suicídio.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Médico e coordenador do NuPsiq - Simers, Fernando Uberti, o slogan Fique Atento Aos Sinais destaca a necessidade de observar e reconhecer os alertas que podem indicar que alguém está passando por dificuldades emocionais. Entre esses sinais estão mudanças bruscas de comportamento, isolamento social, perda de interesse em atividades antes prazerosas e expressões de desesperança. Identificar esses sinais precocemente pode salvar vidas.

“Além de promover a prevenção ao suicídio, a campanha do Simers também foca no combate à psicofobia, que é o preconceito contra pessoas com doenças mentais. A psicofobia pode impedir que indivíduos busquem ajuda e tratamento adequados, agravando seu sofrimento. Por isso, é fundamental desmistificar o tema e incentivar uma sociedade mais acolhedora e consciente”, afirma Uberti, que é psiquiatra.

Setembro Amarelo
No Brasil, o Setembro Amarelo é promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância de discutir a saúde mental e oferecer apoio a quem precisa.

 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Psiquiatra Psiquiatria Setembro Amarelo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política