Gestão do tempo: por onde o médico pode começar
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Gestão do tempo: por onde o médico pode começar

Não é novidade que os médicos possuem uma rotina agitada e cheia de atividades – muitas delas, imprevisíveis. Às vezes, é como se o ponteiro do relógio girasse mais rápido e as 24 horas do dia não fossem suficientes para...

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22/05/2018 10:00

Foto: Shutterstock
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Não é novidade que os médicos possuem uma rotina agitada e cheia de atividades – muitas delas, imprevisíveis. Às vezes, é como se o ponteiro do relógio girasse mais rápido e as 24 horas do dia não fossem suficientes para conciliar trabalho, família e afazeres pessoais. É por isso que gerenciar o tempo tem se tornado uma competência cada vez mais importante para os médicos. Confira, abaixo, algumas ações simples que podem ajudar nesse sentido. Ter uma agenda (de verdade) Essencial para organizar o tempo na vida dos médicos, a agenda deve ser usada não só para a marcação de consultas, mas para todos os tipos de compromissos profissionais – e até pessoais. Uma agenda de verdade serve para muito mais do que organizar o seu trabalho: é uma forma de você enxergar com mais clareza a distribuição do seu tempo ao longo do dia. Dica: hoje, existem diversos aplicativos interessantes que ajudam na organização pessoal diária. Entre os mais conhecidos para gerenciar tarefas e afazeres estão o Asana, o Wunderlist e o Todoist, além do Google Agenda. Estabelecer prioridades (em vez de apenas correr atrás do que é urgente) Claro que ter uma lista das atividades que precisam ser desenvolvidas é importante. Mas não é o suficiente: uma boa gestão do tempo exige que você escolha prioridades claras – que lhe ajudem a definir o que pode ficar para depois. Liste as suas prioridades por ordem de importância e prazo. DICA: nunca deixe de refletir sobre a diferença entre o que é importante ou urgente. Muitas vezes, os médicos se deixam levar demais pela pressão dos prazos e acabam deixando o que é realmente importante para depois. E não esqueça que você pode sempre contar com o Simers para economizar tempo em tarefas contábeis, na produção de itens gráficos (receituários, cartões de visita, etc), na obtenção de alvarás e até mesmo na seleção de secretárias, entre outros serviços. Ser pontual Este item pode soar um tanto óbvio, mas não é. Quem deseja controlar o próprio tempo precisa se autocontrolar também – caso contrário, a agenda não servirá para muita coisa. Determine as horas ou minutos que você precisa (ou deseja) dedicar a cada atividade e trate de cumpri-la no tempo. Vale para consultas, horas de estudo e também para outras atividades do dia a dia, como reuniões, academia, etc. Ter “compromisso” com o que você gosta Reserve um espaço na sua agenda para desenvolver atividades de que você goste – fora do ambiente de trabalho. É fundamental que você se permita “desligar” por alguns momentos, até para que consiga ter uma visão mais ampla sobre como está usando seu tempo no dia a dia.
Tags: Gestão de Tempo Dicas de Gestão de Tempo

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