Gravataí: Simers alerta para demissão dos cirurgiões do HDJB e uma possível desassistência à população
Defesa

Gravataí: Simers alerta para demissão dos cirurgiões do HDJB e uma possível desassistência à população

Compartilhe

07/07/2023 17:51

A demissão dos médicos celetistas da emergência cirúrgica do Hospital Dom João Becker (HDJB), de Gravataí, e uma possível desassistência à população do município e da região será comunicada ao Ministério Público Estadual, bem como ao Conselho Regional de Medicina (Cremers). A definição é resultado da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) com os profissionais, no final da manhã desta sexta-feira, 7.

De acordo com a diretora da Região Metropolitano do Simers, Daniela Alba, também será encaminhado um pedido de mediação junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4 Região (TRT-4), bem oficiado o Ministério Público do Trabalho (MPT), para que verifiquem a situação dos cirurgiões. Os sete médicos foram desligados no início do mês de julho, sem a devida comunicação prévia ao Sindicato e nem mesmo aos próprios profissionais, por parte da gestão, sob a responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

“São profissionais que se dedicaram para garantir a assistência, mesmo enfrentando a precariedade das condições de trabalho. Eles deveriam ter sido avisados sobre a intenção da Santa Casa em modificar a modalidade de contração no Hospital Dom João Becker. Com isso, seria possível que os cirurgiões buscassem novos locais de trabalho, sem a surpresa sobre o encerramento dos contratos”, afirma Daniela Alba.

Segundo a diretora, o Simers também vai buscar uma agenda com os gestores, para mais esclarecimentos sobre o tema e a respeito do movimento de terceirização do serviço. “Havia dois cirurgiões que dividiam a escala de plantão, o que hoje está sendo realizado por apenas um profissional. Para se ter uma ideia sobre a gravidade do problema, um caso de acidente com trauma ocorrido na BR 116, por exemplo, precisa de uma assistência especializada”, reforça Daniela.

Tags: Gravataí Hospital Dom João Becker valorização do médico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política