Um grupo de trabalho para rediscutir questões como carga horária, remuneração e estrutura nas unidades de saúde de Santa Maria, além de buscar avanços para os médicos, será criado pela Prefeitura do município. A decisão foi tomada pelo prefeito da...
Compartilhe
07/02/2017 16:14
Um grupo de trabalho para rediscutir questões como carga horária, remuneração e estrutura nas unidades de saúde de Santa Maria, além de buscar avanços para os médicos, será criado pela Prefeitura do município. A decisão foi tomada pelo prefeito da cidade, Jorge Pozzobom (PSDB), em reunião na noite de segunda-feira (06), com médicos e a vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Maria Rita de Assis Brasil, e o presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Maria (Sindomed), João Alberto Laranjeira, e do vice, João Carlos Veronese.
Pozzobom, que está acumulando o cargo de secretário da Saúde do município, falou aos médicos quais seus planos para o setor e destacou que focará na transparência das relações com os médicos. Reconheceu que muitos postos de saúde do município enfrentam problemas de estrutura e enumerou ações que já foram implementadas, como o projeto Fila Zero, que prevê a redução do tempo de espera para consultas eletivas.
Acrescentou que a cidade é uma das que tem maior índice de judicialização na saúde e que o orçamento da pasta gira em torno dos R$ 86 milhões, que R$ 60 milhões são para pagamento de pessoal. “A saúde é uma prioridade absoluta no nosso governo”, afirmou.
Maria Rita destacou a importância da reunião, mas reforçou que os médicos municipários recebem uma remuneração aquém do mercado. Além disso, a carga horária precisa ser adequada. “É fundamental que seja rediscutido o exercício da Medicina em Santa Maria. Não se pode mais ficar dando jeitinho. Queremos uma relação às claras com a nova gestão e que nada fique escondido para que os médicos possam atender bem a população da cidade”, afirmou.
No final do encontro, os médicos relataram ao prefeito suas dificuldades no exercício da profissão e sugeriram algumas medidas, além da adoção de um Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV).
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.