Com a chegada do Carnaval muitas pessoas aproveitam o feriado para deixar a Capital gaúcha rumo ao Litoral ou Serra. Com isso, o estoque do Hemocentro diminui porque raramente os foliões lembram de doar sangue antes de pegar a estrada.
Prevendo essa falta de sague, o Hemocentro solicita com urgência doações do tipo O negativo. Em Porto Alegre, o estoque, que atende ao HPS de Porto Alegre, além de outros 45 estabelecimentos hospitalares da Região Metropolitana e Litoral Norte, está baixo. Os hemocentros regionais do interior do Estado também solicitam doações de sangue de todos os tipos.
A hemoterapeuta Íris Cusinato ressalta as ações que o Hemocentro vem realizando para evitar essa baixa do estoque. “Temos incentivado a captação de doadores de sangue chamando grupos de pessoas de igrejas, escolas. Inclusive o Hemocentro vai abrir no sábado, dia 18, para receber as pessoas que não conseguem doar sangue durante a semana. Para o estoque do Hemocentro ficar com um nível adequado de bolsas de sague, o ideal é receber 100 doadores por dia”, destaca Íris. Uma bolsa de sangue salva quatro vidas.
O que é preciso para doar:
- estar em boas condições de saúde,
- apresentar documento oficial de identidade com foto,
- idade entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos deverão apresentar o termo de consentimento ( modelo no link Doação de Sangue) assinado pelos pais ou por responsável legal e, no momento da doação, os pais ou responsável legal deverão estar acompanhando o menor.
- pesar 50 Kg ou mais,
- não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa,
- ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação,
- não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
Impedimentos Temporários:
- gripe ou febre,
- gravidez,
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana,
- tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses,
- exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas).
Impedimentos Definitivos:
- doença de Chagas ou Malária,
- hepatite após os 10 anos de idade,
- ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV,
- uso de drogas injetáveis.