Hiv/aids: Simers e HCPA promovem seminário alusivo ao Dia Mundial de Luta contra o vírus
Vida

Hiv/aids: Simers e HCPA promovem seminário alusivo ao Dia Mundial de Luta contra o vírus

Compartilhe

28/11/2023 04:00

O último mês do ano é marcado pela campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei n.º 13.504/2017, quando são intensificadas ações de prevenção, diagnóstico e manejo do vírus. O município de Porto Alegre ocupa posições elevadas em rankings desfavoráveis relacionados a esse agravo e apresenta uma epidemia generalizada. Nossa capital ocupa o primeiro lugar entre as capitais com maior taxa de detecção de gestantes com hiv, taxa seis vezes maior que a média nacional; o município também lidera outra lista, a de maior coeficiente de mortalidade por aids, superando em cinco vezes a média brasileira; alcançamos o triplo da média brasileira na taxa de detecção de Aids.

Diante deste sério panorama, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apoia o Seminário alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a aids - Circuito Rápido da aids Avançada em Porto Alegre, que acontece no próximo dia 04, no Auditório José Baldi do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, das 13h às 17h.

O circuito compreende os vários níveis de atenção à saúde e deve contar com a participação de todos os setores responsáveis. No contexto do piloto, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem  como atribuição principal identificar e encaminhar adequadamente e com brevidade os casos de aids avançada conforme a situação clínica avaliada. Os Serviços de Assistência Especializada em hiv/aids (SAE), componentes da atenção especializada, compartilham a atribuição da  APS e fazem buscas ativas, monitoram, executam as testagens para detecção das infecções oportunistas, prescrevem os respectivos tratamentos, realizam encaminhamento para investigação complementar via punção lombar e para internação por gravidade do quadro ou necessidade de tratamento em ambiente hospitalar.

 

SERVIÇO

O QUE: Circuito Rápido da aids Avançada em Porto Alegre

QUANDO: 04/12/2023

ONDE: Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auditório José Baldi

HORÁRIO: 13h às 17h

 

ENTRADA FRANCA

Tags: HIV/aids Hospital de Clínicas de Porto Alegre HCPA SAE Saúde Porto Alegre Doenças Sexualmente Transmissíveis DST

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política