O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou, nesta sexta-feira, 7, da 31ª reunião virtual do Conselho Multissetorial para o enfrentamento da COVID-19, de Porto Alegre.
Inaugurando a pauta do ano, representantes do Poder Executivo da Capital apresentaram dados sobre a contaminação da população pela variante Ômicron. O secretário de Saúde Mauro Sparta sinalizou as medidas de bloqueio sanitário realizadas pela prefeitura no aeroporto Salgado Filho, ainda em dezembro, com o objetivo de barrar a disseminação do vírus. Agora, para contenção de novas infecções, ocorre a testagem em massa pelo método de teste de antígeno, trazendo maior agilidade ao processo, mas mantendo a efetividade na identificação da doença.
Outro tema abordado foi o início da vacinação em crianças. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Município, ao receber as primeiras doses – que têm apresentação diferente das vacinas aplicadas em adultos – irá priorizar os grupos com comorbidades ou deficiência; indígenas; e crianças que moram com idosos. Em todos os casos será necessária comprovação das condições prioritárias, além do acompanhamento de um responsável pelo menor, para que seja liberada a aplicação do imunizante.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.