Lagoa Vermelha: Rodrigo Baggio é nomeado Delegado do Simers
Defesa

Lagoa Vermelha: Rodrigo Baggio é nomeado Delegado do Simers

Compartilhe

02/08/2023 15:01

A noite de terça-feira, 1º, marcou a história recente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que vem buscando ampliar o processo de interiorização e aproximação com o médico em qualquer localidade do Estado. Em solenidade de investidura realizada na Casa da Cultura Athos Branco de Lagoa Vermelha, o médico Rodrigo Baggio da Costa Silva foi nomeado o delegado do Simers no município. O ato contou com a presença do presidente do Simers, Marcos Rovinski, do diretor-geral Fernando Uberti, do diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi, e da diretora da Região Norte, Sabine Chedid.

Em seu discurso, Rovinski ressaltou a importância da unidade entre a categoria médica, que tem no Simers um importante instrumento de suporte e atuação na defesa do exercício profissional médico com valorização, autonomia e estabilidade. "Hoje se consuma o sonho deste ´Novo Simers`. Um Sindicato mais moderno, próximo de seus representados, que vive a realidade de nossa base de associados, e que trabalha constantemente pelo médico gaúcho. Obrigado, Rodrigo, por aceitar o convite e te desejamos sucesso", disse Rovinski.

O diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, que junto do diretor do Interior, Luiz Alberto Grossi, iniciou o processo de interiorização do Simers, relembrou o início do planejamento e a estratégia montados pelo Simers para interiorizar a entidade. Em 2019, eu me tornei o primeiro diretor de Interior da história do Simers. Naquele momento, traçamos como eixos estratégicos a descentralização política, a descentralização de eventos e benefícios e a descentralização de serviços. Já avançamos muito nesses objetivos, temos cada vez mais diretores e delegados  médicos envolvidos nesse processo, e esse é um processo contínuo, em aprofundamento e qualificação. Além disso, Lagoa Vermelha passar a ser uma das 37 cidades gaúchas que contam com delegacia do Simers. É um gesto de reconhecimento à importância da cidade e da comunidade médica local.",declarou Fernando. 

O diretor-geral também relembrou sua primeira atuação como então diretor do Interior há época: atender e defender um médico que estava sendo difamado e perseguido pelo prefeito de uma cidade vizinha de Lagoa Vermelha. "Lembro bem do fato, mas são tantas as agendas e demandas que a gente acaba não se atendo a alguns detalhes. Hoje, ao chegar na cidade, me dei conta que o médico, há época perseguido e injustiçado, era o Dr. Rodrigo Baggio, nosso mais novo delegado. O mundo dá voltas, e me faz acreditar que a Justiça sempre acontece, e se cumpriu. Esse fato é muito forte para mim, e só confirma que estamos fazendo um bom trabalho e com o apoio de nossos ilustres delegados, a Medicina gaúcha tem muito a ganhar, e isso se refletirá na sociedade", finalizou Uberti.

O diretor de Interior, Luiz Alberto Grossi, afirmou que "a Delegacia Sindical do Simers em Lagoa Vermelha é a materialização do compromisso do Simers com o médico gaúcho, em todas as cidades do estado. O Simers é o Sindicato do Rio Grande do Sul, de ponta a ponta, não restrito apenas aos médicos da capital", citou. Grossi também relembrou que médicos que trabalham junto ao Hospital São Paulo (HSP) convivem há anos com constantes atrasos remuneratórios, e que o Simers irá lutar para que isso se resolva, e para que se construa uma solução que concilie assistência em saúde qualificada à população e valorização do médico.

A diretora da Região Norte, que abrange a Delegacia de Lagoa Vermelha, Sabine Chedid, citou seu orgulho em estar fazendo parte da história do Simers e de poder contribuir aos médicos do Planalto Médio. "Temos muito trabalho pela frente, mas isso não assusta o Simers. Quero agradecer ao presidente Rovinski e ao diretor-geral Fernando Uberti por acreditarem, apoiarem e participarem desse sonho, muito dele planejado e desejado pelo nosso diretor Grossi", disse.

O delegado sindical de Lagoa Vermelha, Rodrigo Baggio, agradeceu pela confiança e afirmou "meu compromisso é com todos os médicos. Prometo buscar a união de todos pelo bem comum da profissão, objetivando mais qualidade de vida, valorização e condições de trabalho ao médico da região. Agradeço ao presidente, ao Dr. Fernando, Dr. Grossi, Dra. Sabine e à assessoria técnica do Simers, que transformou em realidade esta Delegacia".

O Ato de Investidura contou com a presença do prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, que reforçou suas intenções de "aproximar o Executivo dos médicos. Junto com o Simers e com sua força de representação, muita coisa vai ser feita". Ele também reforçou seu compromisso em resolver, de fato, a situação delicada que o HSP vem passando.

Também participaram da cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Birnfeld Vieira, e o secretário da Saúde, Eloir Morona, além dos delegados de Carazinho, Airton Fiebig, e de Vacaria, Flávio Guazelli, seguidos de médicos da cidade, tais como Luiz Carlos Kramer e Idelso Scalabrin Gazolla. 

Rodrigo Baggio da Costa Silva

Natural de Lages, em Santa Catarina, tem 44 anos e formou-se pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2002. Possui residência em Clínica Médica e Pneumologia. É filho do médico gastroenterologista Romeu Rodrigo da Costa Silva, que exerce sua atividade em SC.

 

Tags: Delegacia Regional Lagoa Vermelha Interiorização Interior Região Norte

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política