Lajeado recebe edição do evento Simers Ao Seu Lado
Medicina

Lajeado recebe edição do evento Simers Ao Seu Lado

Encontro reuniu médicos da região para discutir os desafios da profissão e reforçou a presença do Sindicato no Vale do Taquari

Compartilhe

14/08/2026 13:29

Fotos Felipe Dalla Valle, Agência Preview

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou, na noite desta quinta-feira (13), em Lajeado, mais uma edição do Simers Ao Seu Lado, iniciativa que busca aproximar a entidade dos médicos que atuam no interior do Estado e ampliar o diálogo sobre as demandas de cada região. O encontro ocorreu no restaurante Pê05 Terrazza di Primo Camilo e reuniu dezenas de profissionais para uma noite de conversa sobre carreira, exercício da Medicina e principais desafios enfrentados pela categoria.

Na abertura, o vice-presidente do Simers, Felipe Silva de Vasconcelos, destacou a importância da presença do Sindicato junto aos médicos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Com cerca de 16,5 mil associados, a entidade atua na representação e defesa dos profissionais e oferece serviços como proteção jurídica 24 horas, planos de saúde, previdência privada e prontuário eletrônico. “O objetivo é aproximar pessoas, ouvir experiências e conversar sobre a Medicina de hoje, respeitando as particularidades de cada região”, afirmou.

Diretor da Região Central do Simers, Marcos André dos Santos ressaltou a estrutura de representação do Sindicato em Lajeado e nos municípios do entorno, com a atuação de delegados e representantes locais. Segundo ele, essa presença permite que as demandas dos médicos sejam acompanhadas de forma mais próxima. “Os médicos da região podem contar com o Simers. Temos delegados e representantes próximos, preparados para ouvir as demandas e atuar na defesa dos profissionais”, afirmou. Marcos André também citou ações desenvolvidas na região, como a mobilização em Santa Cruz do Sul diante de casos de violência contra médicas e o diálogo com autoridades de segurança.

LEIA MAIS

Lançamento do evento “Simers Ao Seu Lado” reúne médicos em Rio Grande

Pelotas recebe o evento Simers ao Seu Lado com diálogos sobre carreira, futuro da profissão e segurança jurídica

Simers reforça aproximação com médicos de Lajeado em reunião com responsável técnico do município

O presidente do Simers, Marcelo Matias, apresentou um panorama dos principais desafios enfrentados atualmente pela Medicina. Entre os temas abordados estiveram a precarização das relações de trabalho, a violência contra profissionais de saúde, a chamada violência legislativa e a violência digital. Matias também chamou atenção para o aumento das agressões contra médicos, especialmente contra mulheres jovens, e para iniciativas legislativas que, segundo ele, podem ampliar a insegurança no exercício profissional. “Estamos diante de diferentes formas de violência contra a Medicina, e precisamos estar preparados para defender os médicos em todas elas”, destacou.

A do Simers Ao Seu Lado reforçou a estratégia do Sindicato de ampliar sua presença no interior e manter contato direto com os profissionais. A iniciativa também permite identificar as particularidades e necessidades de cada região, fortalecendo a representação da categoria e a construção de ações voltadas à realidade dos médicos gaúchos.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se! 

Tags: Lajeado Interior

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política