Foi comunicado na noite de quinta-feira o início do processo de descredenciamento de três programas de residência do Hospital Universitário (HU) de Canoas. O documento assinado pelo coordenador do programa de residências, Cristiano de Leon, será encaminhado para plenária da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), na próxima semana. Os programas incluídos são: Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia e Pediatria. Os três somam-se a Traumatologia e Cirurgia Geral, já encerrados.
Após a plenária, com previsão de ocorrer na quinta-feira e durar dois dias, a decisão é enviada para a Ulbra e será submetido a uma nova sessão, na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
LEIA MAIS
Nota sobre interdição do Hospital Universitário de Canoas
Após atuação do Simers, ASM é obrigada a apresentar escalas completas em 24 horas
“Nós somos contra o fechamento de residências, queremos mais programas e mais especialistas no mercado, mas é preciso que seja feito dentro de condições adequadas de ensino, o que não ocorre no Hospital Universitário. Vi as primeiras residências chegarem ao HU e espero estar próximo quando programas retornem ao hospital” afirmou o presidente do Simers, Marcelo Matias.
Em reunião realizada na noite de quinta com um grupo dos residentes, foi feita uma explicação inicial de como deve ser feita a redistribuição das vagas e os encaminhamentos de pedidos.
“A gente luta pela melhoria dos programas, que novos de qualidade abram, pedíamos apenas o mínimo necessário no movimento de paralisação iniciado em 29 de janeiro, e nem isso foi possível”, comentou o coordenador do Núcleo do Médico Jovem, Vinícius Conejo.
O Simers acompanhará o processo e dará suporte aos médicos residentes na continuidade de suas formações.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.