Maturidade Ativa conta a história do MUHM
Medicina

Maturidade Ativa conta a história do MUHM

Compartilhe

05/11/2024 10:27

A edição de outubro do projeto Maturidade Ativa, apresentou na tarde de quinta-feira, 31/10, a trajetória do Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). As historiadoras Angela Pomatti e Gláucia Kulzer, falaram sobre o nascimento até os dias atuais, deste jovem museu que completou 17 anos, no dia 18 de outubro deste ano. O evento ocorreu na sede, localizada na Avenida Independência, 270, em Porto Alegre.

Mantido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o MUHM realiza atividades dedicadas à preservação da memória médica e da história da saúde do Estado. Desde sua fundação, a instituição tem se destacado como um espaço cultural fundamental, comprometido com a conservação e a comunicação de acervos históricos que contam a trajetória da medicina na região.

Com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de áreas como história, museologia e pedagogia, o MUHM se posiciona como um ponto de referência para a pesquisa e educação em saúde. “Ao longo dos 17 anos, o MUHM envolveu educadores e alunos no processo de uso do espaço do museu como recurso educativo”, afirma Gláucia, uma das responsáveis pelas atividades pedagógicas da instituição.

Foi proposta uma atividade lúdico-pedagógica aos participantes: “Bingo do Acervo”. Imagens dos objetos do museu eram passadas em um telão com suas tipologias, o participante deveria conferir em sua cartela a presença do objeto e sinalizá-lo. Essa atividade traz diversos benefícios para a memória e a coordenação motora, além de conhecer mais o acervo do MUHM.   

Segundo Gláucia, essas atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas no museu são construídas para promover o aprendizado, utilizando os objetos expostos como ferramenta para construção do conhecimento.

Para Angela, que atua como museóloga na instituição, também  é importante destacar a preservação da memória: “Nestes 17 anos, o MUHM tem se dedicado a preservar a história da medicina e da saúde do Rio Grande do Sul. Os doadores confiam em nossa instituição para a guarda de seus acervos, e nossa missão é assegurar que esses patrimônios sejam transmitidos às novas gerações,” disse.

 Como uma entidade cultural de direito privado e sem fins lucrativos, o MUHM conta com a colaboração de representantes da sociedade civil e entusiastas da história da medicina. Essas parcerias são essenciais para garantir a continuidade das ações de preservação e a realização de exposições que trazem à tona temas relevantes sobre a saúde e a medicina.

Para saber mais sobre o museu, acesse: https://www.muhm.org.br/

Tags: Museu de História da Medicina (MUHM) AAMUHM

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política