Médica que associou zika vírus a microcefalia estará em Porto Alegre
A Medicina

Médica que associou zika vírus a microcefalia estará em Porto Alegre

Compartilhe

14/04/2016 09:42

A neuropediatra Vanessa Van Der Linden, do grupo que identificou a relação entre o zika vírus e a microcefalia e apontou o surto da doença no Brasil, estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (15) para palestra às 18h30min, no auditório do Sindicato Médico do RS (Simers). Vanessa vem ao Estado dois dias depois do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos confirmar a relação entre o vírus e casos de microcefalia, o que eleva ainda mais a importância do pioneirismo dos especialistas brasileiros. O grupo acaba de publicar seu estudo em uma das revistas mais importantes em pesquisa médica no mundo. A palestra é uma iniciativa do SIMERS e Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul (SNNRS). Ao lado das duas entidades e seus dirigentes, a especialista analisará os avanços e o impacto do estudo liderado pelo grupo que foi publicado nesta quarta-feira (13) no British Medical Journal (BMJ). O painel aberto a médicos e público em geral vai abordar o tema “Síndrome Congênita do Zika Vírus”. Vanessa e gerente médica da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) em Recife (PE). Segundo a neuropediatra, cada caso de criança com microcefalia deve ser analisado separadamente devido à variação no impacto a infecção pelo zika vírus. “É uma doença que está sendo escrita e temos que acompanhar os bebês pelo menos até os dois anos de vida, para tentar definir as principais alterações que ocorrem”, advertiu Vanessa. Serviço: Palestra: “Síndrome Congênita do Zika Vírus” Quando: Sexta-feira (15/4/2016): Às 18h30min Palestrante: Neuropediatra Vanessa Van Der Linden Local: Auditório SIMERS (Rua Corte Real, 975 – 3º andar, em Porto Alegre) Inscrição: A inscrição pode ser feita pelo e-mail: secretaria@simers.org.br Casos no Brasil O mais recente boletim epidemiológico sobre o zika vírus, emitido pelo Ministério da Saúde em 9 de abril, confirmou 1.113 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita no País. Até agora são 7.015 casos notificados de suspeitos desde o início das investigações em outubro de 2015. Deste número, 2.066 foram descartados e outros 3.836 estão em investigação. Dos confirmados, 189 tiveram confirmação laboratorial para o zika vírus. Os 1.113 casos confirmados ocorreram em 416 municípios, localizados em 22 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Foram registrados até agora 235 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 50 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 155 continuam em investigação e 30 foram descartados.  
Tags: neuropediatra Vanessa Van Der Linden neurologia Microcefalia Zika vírus Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política