Médicos que atuam nas UPAs de Canoas decidem por nova restrição nos atendimentos
Defesa

Médicos que atuam nas UPAs de Canoas decidem por nova restrição nos atendimentos

Medida será implementada a partir das 15h de segunda-feira, dia 13

Compartilhe

08/10/2025 08:17

Os médicos que atuam nas UPAs de Canoas decidiram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nesta terça-feira, 7, restringir novamente os atendimentos aos casos de urgência. Fichas azul e verde serão encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida será implementada a partir das 15h de segunda-feira, 13, quando explira o prazo de 72h  de notificação ao Conselho Regional de Medicina (Cremers). Alguns profissionais ainda não receberam todo o honorário de julho. Outros, apenas parte dele, e ninguém teve o valor de agosto depositado. As unidades são administradas pelo IBSaúde, que subcontrata outra empresa, a Dotmed, para gerenciar as escalas.

LEIA MAIS

Simers realiza reunião com médicos da UPA Moacyr Scliar com a presença do diretor técnico do GHC e gestores da instituição
Médicos do Hospital Nossa Senhora das Graças denunciam falta de insumos e de medicamentos e pagamentos atrasados
Nota do Simers sobre a situação preocupante do Hospital Universitário de Canoas

Na AGE, presidida pelo diretor do Simers, Ricardo Pedrini, além da restrição, os médicos tomaram diversas decisões para lidar com a precariedade da situação. Eles relataram as dificuldades financeiras enfrentadas, como os custos com despesas para transporte e alimentação, e o acúmulo de dívidas. Também disseram estar sendo pressionados a cumprir escala, mesmo não tendo um contrato formal e sem receber, e reclamaram da falta de retorno da Dotmed às tentativas de comunicação. 

A equipe do Simers esclareceu as providências que os profissionais podem tomar diante das condições de trabalho e as medidas que estão sendo tomadas pela entidade. Entre as tantas ações, o Sindicato levou à Assembleia Legislativa a discussão sobre a crise na saúde em Canoas, buscando que haja um regramento que traga mais garantias à categoria. Também vem dialogando com a Prefeitura e solicitou que as novas licitações proíbam a subcontratação de empresas.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: UPA Salários atrasados Simers Restrição nos atendimentos Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política