Para relatar as demandas dos médicos que atuam na rede básica de Morro Reuter, a diretora da Região Metropolitana do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniela Alba, comandou reunião on-line com a prefeita Carla Chamorro e a secretária de Saúde, Ana Paula Viebrantz, nesta quarta-feira, 6. De acordo com Daniela, o objetivo foi buscar solução para os problemas de infraestrutura constatados durante visita técnica realizada pelo Simers, nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
“Muitos pontos chamaram nossa atenção, desde paredes com mofo até a dificuldade de acesso dos profissionais para chegarem aos seus postos de trabalho. No entanto, o que mais nos preocupa é o sigilo médico que não está sendo respeitado. Isso acontece devido a uma infraestrutura inadequada, já que o espaço para atendimento possui somente divisórias, que não proporcionam o isolamento acústico necessário para a privacidade do paciente”, destacou a diretora do Sindicato Médico.
Outro ponto que chamou a atenção do Simers foi que uma das unidades funciona em uma escola, adaptada para o atendimento à população. “Essa unidade de saúde não apresenta condições de permanência e trabalho para as médicas e nem para um atendimento eficiente aos pacientes”, afirmou Daniela.
Durante a reunião, as gestoras se comprometeram em vistoriar os locais e solicitaram um prazo de 15 dias para resolver as questões apresentadas pelo Simers, incluindo um relatório com fotos das providências tomadas e das adequações realizadas. “As visitas técnicas nas unidades de saúde são uma operação de rotina da entidade, acontecem em todo o Estado e fazem parte do trabalho de defesa da atuação médica e da busca por um atendimento adequado”, finalizou Daniela.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.