Museu da História da Medicina leva doações e atividades lúdicas à escola de Canoas
Defesa

Museu da História da Medicina leva doações e atividades lúdicas à escola de Canoas

Por meio do Projeto Museu vai à Escola, entidade repassou doações de materiais escolares e aplicou tarefas aos alunos

Compartilhe

01/10/2024 10:15

Técnicos do Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), mantido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), estiveram em Canoas, na tarde desta segunda-feira, 30, para dar continuidade ao Projeto Museu vai à Escola. Desta vez, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Palma da Silva, no bairro Mathias Velho.

O objetivo da ação, que tem sido realizada e já esteve em outras cidades da Região Metropolitana, foi levar doações à escola, que foi seriamente atingida pelas enchentes, e oferecer tarefas lúdicas. Entre elas, a contação de histórias aos alunos dos primeiros anos. 

“Nossa intenção é apresentar o livro como um material de preservação da história às crianças. Além disso, ensinamos cuidados que se deve ter ao manusear esses itens tão importantes. Assim, queremos que eles nutram esse cuidado com os livros saibam da relevância desses materiais”, explicou a pedagoga e historiadora do MUHM Gláucia Kulzer, que aplicou as atividades aos estudantes.

As doações, incluindo livros diversos, materiais escolares e jogos pedagógicos, foram recebidas com alegria. “Nós tínhamos já conquistado muita coisa aqui ao longo dos anos, mas infelizmente, após a enchente, a gente perdeu praticamente tudo. Todo nosso material que utilizávamos com os alunos, móveis, equipamentos. Graças às doações, estamos conseguindo reconstruir as coisas aos poucos”, comemora a coordenadora da sala de recursos da Escola, Ana Paula Fagundes.

A Sala de Recursos é um lugar específico para atenção a alunos com deficiências. O espaço é utilizado para acompanhar individualmente o desenvolvimento dos estudantes, aplicando atividades pedagógicas inclusivas para as limitações de cada um.

O Projeto MUHM vai à Escola já passou por diversas escolas, priorizando bairros de cidades que foram atingidas pelas enchentes. Na próxima semana, a atividade acontecerá na Ilha da Pintada, em Porto Alegre.

Tags: Medicina Médicos Museu de História da Medicina (MUHM) Simers 93 anos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política