Museu de História da Medicina do RS: veja como doar parte do Imposto de Renda
Medicina

Museu de História da Medicina do RS: veja como doar parte do Imposto de Renda

Compartilhe

30/09/2025 10:02

A legislação permite destinar até 6% do imposto devido para projetos culturais, por meio de mecanismos de incentivo fiscal. Essa prática é legal, segura e garante que os valores sejam direcionados diretamente a instituições como o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM).

Por que doar para o MUHM?

Ao doar para o MUHM, você contribui de forma concreta para a preservação e ampliação de um dos mais importantes acervos da história da medicina no Brasil. Destinar parte do seu imposto fortalece o trabalho da instituição, que atua na conservação de um valioso patrimônio científico e cultural.
O museu promove exposições, ações educativas e atividades que valorizam a trajetória da medicina e da saúde pública no Estado, mantendo viva a memória e o conhecimento para as futuras gerações.
As doações realizadas até 30 de dezembro de 2025 serão informadas na Declaração do Imposto de Renda referente ao exercício de 2026 (ano-calendário de 2025). Para isso, é necessário que o contribuinte opte pelo modelo completo da declaração.
No caso de Pessoas Jurídicas tributadas pelo regime de Lucro Real é possível doar por meio de projetos aprovados pela Lei Rouanet e deduzir até 4% do Imposto de Renda devido.

LEIA MAIS:

Simers promove evento gratuito sobre doação de órgãos nesta segunda (29), no Museu de História da Medicina

Museu da História da Medicina leva doações e atividades lúdicas à escola de Canoas

Exposição Missão Médica é inaugurada pelo MUHM


Como doar parte do seu IR ao MUHM: passo a passo

Para doar parte do seu IR ao Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul é bem simples. Confira o passo a passo:
● Entre em contato com o MUHM pelo e-mail aamuuhm@aamuuhm.org.br ou pelo WhatsApp (51) 994843214 solicitando o formulário de doação
● No formulário, você precisará preencher nome completo, CPF, RG, endereço completo, telefone e o valor a ser doado
● Após receber o formulário, a Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do RS (AAMUHM), responsável pela instituição, entrará em contato para enviar o link para pagamento via Pix
● Depois do pagamento, basta enviar o comprovante para os mesmos contatos
● A doação deve ser feita até 30 de dezembro de 2025 para que seja considerada na Declaração do Imposto de Renda do ano seguinte
● Solicite o recibo da doação e guarde-o para utilizá-lo na Declaração do Imposto de Renda de 2026.

Fiz a doação ao MUHM, e agora?

Guarde o recibo da doação feita ao museu para utilizá-lo na Declaração do Imposto de Renda de 2026 (referente ao ano-calendário de 2025).
Na hora de declarar, basta acessar a ficha “Doações Efetuadas” e preencher os dados conforme o recibo.
Dessa forma, você poderá abater o valor do imposto a pagar ou até aumentar o valor da sua restituição.

Sobre a campanha
A iniciativa é promovida pela Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do RS (AAMUHM), entidade cultural sem fins lucrativos que apoia as atividades do MUHM. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), mantenedor do museu, participa da divulgação e mobilização da campanha junto à categoria médica e público em geral.
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) fica na Avenida Independência, 270, em Porto Alegre. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.  
Quer saber mais ou acompanhar a campanha? Siga o MUHM no Instagram

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

 

Tags: Museu de História da Medicina (MUHM)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política