O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), parceiro do Simers, emprestou à Sociedade de Anestesiologia do Estado um antigo equipamento de ventilação mecânica para reprodução em impressora 3D, a fim de atender à demanda gerada pela pandemia do novo coronavírus. O equipamento será encaminhado para um grupo de profissionais de São Paulo, para que seja replicado.
“Neste momento delicado para a saúde mundial, ficamos honrados por poder colaborar, cedendo um dispositivo do nosso acervo. Que este aparelho, atualmente em desuso, volte a ser útil para salvar muitas vidas”, afirma o presidente do MUHM, Marcos Rovinski.
O instrumento TAKAOKA, modelo K600, de fabricação na década de 1950, servirá como base para a confecção de novos respiradores. A ação é coordenada por um grupo de anestesiologistas de São Paulo, coordenado pelo médico Giorgio Pretto.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.