O Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), realiza neste sábado, 6, um encontro com representantes dos centros acadêmicos de faculdades de todo o estado, além de embaixadores e representantes estudantis da entidade. O objetivo é debater o cenário da educação médica no estado e uma possível prova de suficiência médica no Brasil. O evento ocorrerá a partir das oito horas da manhã, na sede do Simers, situada na Av. Coronel Corte Real, 975, em Porto Alegre.
Comparado ao exame de Ordem dos Advogados, por sua similaridade, um exame de suficiência teria como objetivo avaliar o conhecimento, capacitação e a prática de médicos.
No País esta prova não é realizada, mas existem Projetos de Lei que tem como objetivo estabelecer que, para exercer a profissão no Brasil, os médicos teriam que ser aprovados nessa prova.
Os PLs estão tramitando com este objeto, como o PL 4667/20, de autoria do deputado Eduardo Costa (PTB-PA), o qual se encontra anexado ao PL 650/2007. Ambos foram encaminhados à Comissão de Trabalho (CTRAB), Comissão de Saúde (CSAÚDE) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados.
Para o Diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, trazer esse assunto em pauta, e debater com os acadêmicos de medicina é de extrema relevância: “Temos que ouvir os principais envolvidos e interessados no tema, os acadêmicos de medicina. O evento busca dar voz a representantes estudantis de todas as faculdades de medicina do estado, queremos que qualquer movimento do Simers em relação a pauta seja guiado pela opinião dos acadêmicos de medicina do Rio Grande do Sul", disse.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.