Uma reflexão sobre a vocação médica e o propósito que conduz os profissionais ao longo de sua carreira foi o pano de fundo das homenagens do Simers no Dia do Médico, 18 de outubro. Para marcar a data, a entidade médica realizou eventos em quatro cidades gaúchas.
Foi a primeira vez que as comemorações promovidas pelo Simers incluíram os médicos do interior. A boa repercussão da iniciativa, que teve ampla adesão da categoria, é um reconhecimento ao esforço da atual gestão da entidade em atender aos anseios dos médicos de fora da Capital.
Em Porto Alegre, o ponto alto da comemoração foi uma homenagem a um grupo de cinco médicos mortos 22 anos atrás em pleno exercício da profissão. André Augusto Barrionuevo, Cláudio Ataíde Lança, Jackson Ávila, Jean Carlo Kohmann e Marcos Stédile, todos com idades entre 27 e 31 anos, foram vitimados pela queda de um avião em Chapecó, onde buscavam órgãos para transplante.
Em cerimônia realizada na última quinta-feira (17/10), foi descerrada uma placa no Museu da História da Medicina (MUHM) em reconhecimento aos jovens médicos falecidos. “Eles são heróis que precisam ser exaltados”, destacou o presidente do Simers, Marcelo Matias.
Parentes dos médicos receberam réplicas da placa. “Meu filho vivia para o trabalho. Naquela noite, ele foi chamado para buscar um coração que salvaria uma vida. E foi, sem pensar no tempo chuvoso daquela noite”, relembrou Beatrice Barrionuevo, mãe do médico André Barrionuevo.
Durante o evento também foi homenageado o médico Manoel Luiz Soares Pitrez Filho por sua carreira dedicada à Medicina.
As comemorações do Simers pelo Dia do Médico iniciaram-se na quarta-feira (16/10), com um jantar oferecido aos médicos de Passo Fundo, em evento que teve como anfitriões o presidente Marcelo Matias e a delegada da entidade no município, Sabine Chedid. Foram homenageados os médicos Rudah Jorge e Rosemar Stefenon.
Em Santa Maria, a comemoração ocorreu na quinta-feira, e foi conduzida pelo Diretor de Interior do Simers, Fernando Uberti, e pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Maria (Sindomed), Walter Priesnitz. O médico homenageado foi o doutor Waldir Veiga Pereira.
O médico Lori da Rosa Krusser foi o homenageado em Pelotas, em cerimônia que contou com a participação do vice-presidente do Simers, Edson Machado e do delegado da entidade no munícipio, Paulo Barragan.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.