NOTA DE CONGRATULAÇÕES À SBD
Medicina

NOTA DE CONGRATULAÇÕES À SBD

O Simers parabeniza a Sociedade Brasileira de Dermatologia por sua atuação firme e comprometida com a valorização da medicina e a segurança dos pacientes.

Compartilhe

03/04/2025 16:37

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) expressa seu total apoio à decisão da Seção Judiciária do Distrito Federal, que manteve suspensos os efeitos da Resolução Cofen nº 529/2016 no que tange à realização de procedimentos invasivos por enfermeiros.

A medida é resultado de uma importante ação civil coletiva movida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que, em defesa da Medicina e da segurança dos pacientes, questionou a legalidade da norma editada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto (JFDF) reafirma que procedimentos como micropuntura (microagulhamento), laserterapia, depilação a laser, criolipólise, escleroterapia, intradermoterapia/mesoterapia, prescrição de nutracêuticos/nutricosméticos e peelings são de competência exclusiva dos médicos, conforme previsto na legislação. 

Essa exclusividade não é apenas uma questão normativa, mas uma necessidade para garantir que tais intervenções sejam realizadas por profissionais com formação aprofundada em anatomia, fisiologia, farmacologia e manejo de possíveis complicações.

A decisão judicial evidencia o risco que a realização desses procedimentos por profissionais sem a formação médica adequada representa à saúde da população. O magistrado destacou que a restrição ao livre exercício profissional, nesse caso, é fundamental para proteger a integridade física dos pacientes, prevenindo complicações que podem ser graves e irreversíveis.

O Simers parabeniza a Sociedade Brasileira de Dermatologia por sua atuação firme e comprometida com a valorização da medicina e a segurança dos pacientes.

Seguiremos vigilantes contra qualquer tentativa de desvirtuar as competências da profissão médica e reafirmamos nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e a excelência no cuidado à saúde.

 

Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)

Núcleo Simers de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina

Tags: Sociedade Brasileira de Dermatologia Procedimentos dermatológicos Dermatologia Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política